Pular para o conteúdo principal

Dinastias da NBA e seus finais

A maior dinastia de todas

   O esporte é feito de dinastias, elas vão e vem no esporte algumas delas são inesquecíveis e memoráveis. Mas uma hora ou outra elas sempre acabam, não importa como mas elas sempre tem um final, estamos vendo agora o final de mais uma dinastia.
   Para quem começou a acompanhar a NBA na década de 2010 vimos o surgimento de uma dinastia, com boas escolhas de Draft e um bom treinador o Golden State Warriors emergiu e conquistou três títulos em cinco temporadas. Devemos ressaltar que o último título foi nitidamente abalado por lesões, de Klay Thompson, DeMarcus Cousins e principalmente Kevin Durant, mas ainda assim, foi o estopim para a dinastia começar a acabar.
   Sim, estou dizendo que os Warriors acabaram como dinastia, mas não que não possam renascer novamente. Mas no momento, sem Klay, sem Curry por três meses, sem Durant que foi para o Brooklyn, com novatos irregulares, sem um bom banco, as chances para essa temporada são inexistentes. E até que consigam se reorganizar como equipe, pode demorar algum tempo para voltar a ser aquela franquia dominante da Conferência Oeste.
   Mas como as dinastias da NBA acabaram? Abaixo trago as dinastias que a liga considera merecedora desse título e os motivos pelos quais elas acabaram.


   Minneapolis Lakers (1948-1954): Cinco títulos em cinco finais. A dinastia acabou quando George Mikan se aposentou em 1954 após as finais. Mikan tinha apenas 29 anos, mas se aposentou por conta de inúmeras lesões, mas permaneceu na franquia como técnico e gerente geral (ele atuou em várias partidas), mas a equipe não era mais a mesma. O pivô foi o primeiro astro da NBA, sua aposentadoria colocou a equipe em momentos difíceis culminando na mudança da franquia para Los Angeles.


   Boston Celtics (1956-1969): Onze títulos em doze finais. Com certeza a maior dinastia de todos esportes, mesmo com a aposentadoria de muitos jogadores talentosos os celtas conseguiam se manter no topo da liga. A dinastia realmente chegou ao fim com a aposentadoria de Bill Russell como jogador e treinador, os Celtics ainda tinham Sam Jones e John Havlicek mas sem um pivô dominante deixaram de ser candidatos ao título. 


   Boston Celtics (1980-1987): Três títulos em cinco finais. Os Cletics de Larry Bird conseguiram ser uma dinastia na liga mesmo enfrentando o Showtime Lakers. A rivalidade dos anos 80 entre as duas franquias criou a maior rivalidade da liga, e quando os Celtics chegaram as finais de 1987 ninguém sabia que era a última daquela equipe. Emergiram os Pistons e os Bulls, Bird sofria com as costas, McHale com o tornozelo ambos se aposentando, soma-se a isso a aposentadoria de KC Jones e as mortes repentinas de Len Bias e Reggie Lewis deixariam a franquia sem estrela pela primeira vez em décadas.



   Los Angeles Lakers (1979-1991): Cinco títulos em nove finais. Os Lakers foram varridos das finais pelos Pistons em 1989, na última temporada de Abdul-Jabbar, primeiro grande nome a sair. Na temporada seguinte Pat Riley saiu dizendo estar esgotado e entrou Dunleavy, a sobrevida foi a chegada de Divac e Sam Perkins levou os Lakers as finais, mas foram derrotados pelo Bulls. A saída de Magic Johnson foi a gota d'água.



   Detroit Pistons (1987-1990): Dois títulos em três finais. A equipe de Detroit ganhou apenas dois títulos, mas eles mudaram a forma de jogar basquete e a NBA. O jogo físico e muitas vezes desleal dos Pistons deu fim a era Celtics-Lakers dos anos 80, mas depois provaram seu veneno e foram superados pelos Bulls. A imagem mais marcante dos Pistons não foi nenhuma de suas brigas ou mesmo os títulos conquistados, mas sem a saída da quadra com sete segundos no relógio para não ter de parabenizar os adversários na final. 



   Chicago Bulls (1990-1998): Seis títulos em seis finais. Certamente a melhor dinastia de todas, que só não obteve oito títulos em oito temporadas porque Jordan teve sua primeira aposentadoria após o primeiro trhee-peat. Enquanto Jordan esteve ao lado de Pippen, após derrotarem os Bad Boys dos Pistons sempre dominaram a NBA, as coisas acabaram quando Jordan se aposentou novamente em 1998, Phil Jackson foi embora, Dennis Rodman foi dispensado e Scottie Pippen foi negociado com os Rockets. Foi um final bruto para o melhor time da história da NBA, o Bulls demorou sete anos para poder retornar a pós-temporada novamente.




   Los Angeles Lakers (1999-2004): Três títulos em quatro finais. Os Lakers conseguiram atingir o sucesso mesmo com dois dos maiores egos da liga, Kobe e Shaq funcionaram juntos até a temporada 2003/04. No último ano da dupla juntos a pressão por uma acusação de estupro de Kobe, a derrota para os Pistons nas finais, a saída de Phil Jackson e a necessidade de escolher entre Kobe ou Shaq na agência livre, acabou com a dinastia e encerrou a era de Kobe/Shaq juntos.



   Miami Heat (2010-2014): Dois títulos em quatro finais. A dinastia começou com "a decisão" e Lebron James frustrando os torcedores dos Cavaliers. O trio encantou a liga e começou a chamada geração modinha de torcedores, com muitos jovens começando a torcer pro Heat. Quando Lebron voltou para Cleveland a dinastia se acabou, Bosh estava com uma doença grave, Wade não jogou mais ao mesmo nível e os demais jogadores não puderam manter o alto nível do Heat.



   San Antonio Spurs (1999-2014): Cinco títulos em seis finais. Essa é uma das dinastias mais longas da liga, com campeonatos espalhados ao longo das décadas. O segredo dessa dinastia é o treinador e claro, Tim Duncan provavelmente o melhor ala/pivô da história, ambos estavam juntos em todas as cinco conquistas. Mesmo que Pop's continue, após a saída de Duncan, Ginobili, Parker e a troca de Kawhi, a franquia não foi mais a mesma.
   As dinastias são a história do esporte, elas vem e vão com o tempo e algumas vezes podem acontecer no mesmo lugar novamente. O fato é que cada dinastia deixa um legado histórico e seu nome marcado para sempre no basquete.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete