O bem que a ESPN tem feito para o esporte brasileiro não teremos como pagar. José Trajano, Juca Kfouri, João Palomini, Wlamir Marques e toda a equipe da ESPN Brasil moram em minhas orações, pedindo proteção e luz para que sempre venham a público denunciar a corrupção que se instala no esporte brasileiro como conseqüência da tentativa de massificação do esporte que ocorre através das verbas federais – sabemos que a massificação não ocorre, mas as verbas federais circulam (por onde? beneficiam quem?) e temos inúmeras dúvidas e desencontros quanto a aplicação dos recursos.
Para Nuzman, ter as contas do Pan Rio-2007 questionadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a divulgação imediata pela mídia foi/é/será um duro golpe que Nuzman não conseguirá absorver, com todo o lobby que faça em Brasília. A atitude da ESPN Brasil e outros jornalistas que aparecem na reportagem já é um alento para quem faz o esporte de base no país (atletas, técnicos e outros que constroem projetos pelo desenvolvimento esportivo na cara e na coragem). Entre os jornalistas eu acrescentaria José Cruz, do Correio Brasiliense como outro grande batalhador, mas que não citado, provavelmente pelo afastamento que se encontrava no período de elaboração do programa. Ainda Alberto Murray Neto, membro do COB, que expõe a ferida sem meias palavras.
Em relação ao programa eu creio que não seja problema sua divulgação via youtube. A ESPN, com os serviços prestados em prol do nosso esporte, tem uma audiência limitada – eu mesmo só assino o pacote completo da NET para poder assistir a ESPN e a ESPN Brasil, por que filmes a gente vê da locadora e anos antes dos telecines. Portanto, quando o Blog do Paulinho particiona e põe no youtube o programa Brasil Olímpico: uma candidatura passada a limpo. só quer escancarar a todos os 190 milhões de brasileiros a realidade do esporte olímpico e dizer: "não é essa maravilha que parte da mídia comprometida e confederações e federações estaduais estão dizendo por aí, nem o que atletas reconhecidos estão buscando passar". Espero, de coração, que a empresa ESPN Brasil veja a divulgação do trabalho como fundamental para que toda a comunidade tenha acesso as informações e denúncias divulgadas ali. Dito isso, deixo abaixo o link para a primeira parte das nove partes disponíveis no Youtube, sendo que a primeira leva as demais. Todos que lêem esse blog precisam ver o vídeo, principalmente quem não possui ESPN Brasil em casa, pois é um documentário sensacional, realizado com base nos fatos e não em suposições.
Eu já vi o programa duas vezes e algumas partes no youtube outras tantas e fico me perguntando: como deixamos essa gente nos enrolar, facilmente, sem resistir e sem mostrar nossa contrariedade a apropriação indevida de nosso dinheiro? Vamos manter e fortalecer a campanha Vai faltar bola no Maranhão: que os Jogos Olímpicos de 2016 sejam em Madri ou em Chicago, mas no Brasil, de jeito nenhum.
Comentários
Inclusive estou mandando emails para todo mundo na ESPN pedindo um programa nos mesmos moldes focando a eleicao proxima na CBB.