Eu cheguei a iniciar uma postagem criticando a atitude da Globo de prometer a transmissão dos Torneios de Enterrada e de Três Pontos. Resolvi ser mais apaziguador como dizem ser necessário para ver o basquete brasileiro deslanchar. Mas a globo só transmitiu o final do evento que foi preterido pelo amistoso de futsal – poder de disputa entre uma confederação que recentemente conquistou um título mundial e uma Liga prostituta, que aceita qualquer oferta. tudo bem, deixa pra lá, pensei, na manhã de domingo. Afinal, vi o futsal com meu filho e a parceria foi legal.
Mas é claro que a Globo não fez só isso. No UOL foi publicado que ela vetou a participação de Wlamir Marques no júri do Torneio de Enterradas. Não posso aceitar isso. Aliás, ninguém no basquete pode aceitar isso, mas o poder econômico cala os mais ferozes defensores da democracia, não seria do cambaleante e falido basquete brasileiro que ocorreria de outra forma.
Também no UOL o Sr. Kouros diz que foi decisão dele, “para não misturar as coisas”. Sr. Kouros: queres crer que somos ingênuos? Convidas um homem do quilate de Wlamir Marques para um evento, o mesmo se encontra no local e resolves dizer que ele será afastado? Ao afirmares que a decisão foi tua, liberando a Globo de qualquer responsabilidade, mostras crer que tens um poder ilimitado e que tuas palavras serão sempre a verdade. Nos coloca entre o depoimento de Wlamir Marques, o maior apaziguador do basquete que conheço – pois tem o poder da mídia para pressionar e induzir a opinião do meio do basquete e não o faz – e a tua, pouco conhecida. Esperas que menosprezar a nossa inteligência é o suficiente para crermos mais em ti do que em Wlamir Marques? Foi exatamente o que tentastes fazer.
Portanto, solicito que a NBB faça um pedido de desculpas formal e público ao prof. Wlamir Marques. É o mínimo.
Quanto a mim, espero que esse tombo do Wlamir sirva para acordá-lo da importância que tem e da necessidade de atuar com firmeza e ética. Também te peço desculpas, pois fico envergonhado que tenham te feito passar por isso.
Comentários