Amanhã é o primeiro jogo dos play-offs finais do Campeonato Estadual Adulto Masculino de Basquete no RS. Há mais de 15 dias tento resolver a questão do play-off semi-final, causado pela desistência do Viva Basquete Santa Cruz e conforme determinado na nota oficial 055/2009 da FGB e nada... Não vou “as vias de fato”, mas estou incomodado com isso. Minha equipe, pela primeira vez no certame, foi alijada antes do que determinava a nota destacada acima. Poderia vir a fazer a final que inicia amanhã, pois poderíamos trazer reforços para essa fase da competição. Em nenhum momento concordei com essa situação e nem recebi ofício circular (modalidade de correspondência atualmente utilizada pela FGB) ou nota oficial convocando para reunião que alterasse o sistema de disputa anteriormente determinado.
Parece que o período de 2009/2013 será o mesmo: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Poderia ir ao TJD, mas não tem TJD no RS! Deveria ir ao STJD da modalidade, mas tudo isso é desnecessário, pois o que é correto todos sabem, só não querem cumpri-lo.
Vou pedir que mantenham comigo relações profissionais. Cordiais no trato entre seres humanos, mas profissionais. Tenhamos atitudes baseadas nas leis que regem o desporto. Me tenham como aliado se for para trabalhar com seriedade, ética e transparência pelo basquete gaúcho. Fora disso, procurem outros...
De minha parte, vou acreditar nos homens, mais uma vez... E vou crer que as coisas passarão, em 2010, a ocorrer como devem ser: seguir o regulamento desportivo (rasgado nesse momento), o estatuto, os sistemas de disputas acordados, as datas agendadas, os acordos estipulados e que estejam no papel. Nada mais de alterações de competições de forma unilaterais: elas devem passar por reunião e unanimidade na aprovação das mudanças desejadas. Não é o que esta escrito no regulamento desportivo da FGB? Nada de alterar na sede da federação, por telefone... Formalizando as ações, ninguém se machuca e o diz-que-me-disse dará lugar a uma relação profissional no basquete gaúcho.
Vou deixar para lá o que esta ocorrendo por aqui, mas não vou esquecer. Vou cobrar profissionalismo nos próximos 3,5 anos da atual gestão. Não quiseram assumir a FGB? Então, façam da maneira correta – lamento, não creio que a decisão de anular o direito de jogar 2º x 3º em play-off semi-final e ter a anuência dos favorecidos com a final seja o correto. Não há concordância com isso de minha parte.
E minha equipe, filiada a FGB desde 2005, vai participar do estadual em 2010, na base e no adulto, buscando fortalecer o basquete em Pelotas.
Passado o furação, percebo que o prejuízo é reduzido com o direito a vaga conquistada para o 8º Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete de 2010, mas permanece o gosto amargo que será acentuado amanhã, quando a final começar – não é o gosto da derrota, mas o da incapacidade da reverter o que esta errado.
Comentários
Fico na expectativa de o ano de 2010 corra de forma mais tranquila e que nosso esporte se recupere.
Um forte abraço