Pular para o conteúdo principal

Tuilleadh Cispheil !!!!

Não, não fiquei louco nem desaprendi a escrever. O titulo "Tuilleadh Cispheil" é gaélico para ''Mais Basquete'', e para aqueles que não tem intimidade com a cultura, é uma das línguas oficiais da irlanda, país do qual eu, Gabriel Solé, estarei atualizando os leitores brasileiros a respeito do que ocorre no basquete europeu. 

A ideia toda não é postar sobre as equipes principais que todos conhecemos. Mas mostrar o basquete europeu que não está nos holofotes: a base, o treinamento, a estrutura, as pessoas e suas histórias dentro deste esporte maravilhoso. O primeiro passo vai ser escrever sobre o basquete da irlanda que é o país do qual tenho acesso por enquanto. Vou falar sobre as equipes, a estrutura e o campeonato nacional. Nessa semana, foi iniciada a pré-temporada, e pra minha surpresa consegui participar do treino de uma equipe que disputará a primeira divisão irlandesa. 

O contato se deu através de emails. Estes, foram encontrados por mim pelo site www.basketeballireland.ie. Contei minha história, minha experiencia e fui convidado para participar do treino. 


Primeiras impressões

Na Irlanda o basquete não é profissional, atletas e comissão são voluntários e recebem no máximo apoio para ginásio e viagens. A equipe da qual fui treinar chama-se TBC (lembra alguma coisa?), que significa templeogue basketball club, isso por causa da região onde ela se localiza que chama-se templeogue. Quanto a parte técnica, para um time de nível nacional deixa muito a desejar. É um basquete corrido, desorganizado e a equipe é baixa. Com certeza já enfrentei equipes juvenis que bateriam a TBC com alguma facilidade. O treinamento foi divido em controle de bola com duas bolas e obstáculos, contra-ataque voltando 2x1 e 3x2, arremesso de meia distância e jogos 3x3, 5x5. Nada diferente do que estamos acostumados, na minha opinião, qualidade e fundamento deveriam ser incorporados a quantidade e velocidade. Abaixo seguem dois videos da simulação de disputa oficial.



Ponto positivo: É muito divertido treinar nesse ginásio, como da para ver nas fotos e videos ele é no estilo ''high school'', o que é um grande atrativo para quem gosta de treinar com estilo. Além disso, receber ordens e conversar em inglês durante o treino tem la seu charme, da pra se imaginar por um segundo na NBA.




Quanto a mim, bem, temos mesmo que falar disso? ok, ok !! Sabe quando termina o aquecimento e tu pensa algo parecido com ''meu deus, era só o aquecimento!!!!''? Pois é! Comecei muito bem, mas na parte de arremessos de meia distância já não sentia minhas pernas, só sentia a pizza que havia devorado na noite passada. Quando tinha que correr pra fazer o 8 e atacar 3x2, minha cabeça não pensava, se arrependimento matasse eu nunca teria sedentarizado a minha vida. Mas, pra minha contentação, e por coincidência, outro brazuca estava la no seu primeiro dia também, e aparentemente, em condições iguais ou piores que a minha. Ele é paulista e jogou no são bernardo até o juvenil e, assim como eu, parou de treinar em 2008. Dessa forma, e nada mais justo, fomos convidados a jogar a segunda divisão do nacional e dependendo da nossa evolução, que honestamente não precisa ser muita, poderemos subir para o time principal. 

Por hora me despeço, espero que apreciem a leitura, e podem mandar dúvidas também, mas já respondendo uma, basqueteiros que quiserem vir para a irlanda e jogar, oportunidades não faltarão. Ainda não decidi a equipe que vou jogar, recebi mais respostas e vou conhecer as equipes, postar, e depois tomar um rumo. Depois disso, a ideia e expandir para clinicas e quadras de rua da europa toda. Espero que tudo de certo e nunca esqueçam, sempre Tuilleadh Cispheil !!!



Comentários

Chico Assis disse…
Alfajor Basketball Club representado na Europa =D
Chico Assis disse…
Alfajor Basketball Clube representado na Europa. =D

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

As 10 melhores temporadas de novatos da história

          Enquanto esperamos por mais um temporada do melhor basquete do mundo, muito se especula sobre o que os novatos podem contribuir de imediato e o que eles precisam melhor. Não é fácil se ajustar ao estilo de vida de um jogador profissional, e ao mesmo tempo jogar na melhor liga do mundo, realizando um sonho para muitos.     Alguns jogadores lutam muito no começo, mais em poucos anos se consolidam, outros levam muitos anos para encontrar o seu espaço e outros tantos não encontram. Há um seleto grupo de jogadores que mostram o seu potencial logo de cara, e em poucos anos são astros da NBA.  Sendo assim, aqui abaixo temos uma lista das melhores temporadas de novato da história, entendam que são apenas 10 e que outros bons ficaram de fora.    10° Tim Duncan (1997/98): os números de Tim Duncan em sua temporada de estréia não são muito mais baixos que os de sua carreira, mostrando o quão rápido Duncan teve um impacto positivo nos Spurs. As médias de 21.1 pontos, 11

RSS do Mais Basquete