Estou escrevendo meu post de ano novo, na velocidade das férias – queria que fosse o primeiro – e vou deixar os desejos de ano novo para ele (até terça publico). Felizmente precisei, por força do destino e o necessário reconhecimento de ações em prol da transparência e do desenvolvimento do esporte nacional, escrever essas poucas linhas e publicar parte do e-mail da Assessoria de Imprensa da CBFS. Sou obrigado a destacar que atitudes como as relatadas abaixo não fazem parte do cotidiano esportivo, com exceção de Magic Paula que devolveu o que sobrou das diárias do Pan de San Domingo e criou uma celeuma no ministério do Esporte – bom para ela e para o esporte paulista que acabou saindo de lá. Mas a CBFS nos surpreende com a seguinte mensagem:
30/12/2008 - COPA DO MUNDO 2008: CBFS DEVOLVE MAIS DE 3 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS
A Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS) consumou nesta terça-feira (30/12) a devolução de R$ 3.474.148,59 aos cofres públicos. O dinheiro se refere ao que foi poupado do convênio 441/2007 do Ministério do Esporte, para planejamento, organização e realização da Copa do Mundo de Futsal da Fifa – Brasil 2008. A competição foi disputada de 30 de setembro a 19 de outubro deste ano e terminou com o Brasil conquistando o hexacampeonato mundial, retomando a hegemonia do salonismo no mundo. O montante destinado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, para a realização da Copa do Mundo de Futsal da Fifa foi de R$ 25.250.000,00. Com isto, 13,75% do total foram poupados e devolvidos ao erário público por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU).
· Patrocinador Oficial: Correios – Patrocinador Oficial do Futsal do Brasil
· Co-Patrocínio: Banco do Brasil – Banco do Futsal Brasileiro
· Fornecedora de Material Esportivo: Topper - marca do Futsal do Brasil
Rafael Xavier (Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão / e-mail: Futsalimprensa@cbfs.com.br / (62) 3274-1337/3274-1431)
Ainda foram desenvolvidas várias ações durante a competição, entre elas:
· o Concurso Eu quero ter um nome, envolvendo o mascote do mundial, que envolveu 24 escolas do DF e do RJ, totalizando 20 mil alunos. As escolas receberam um certificado de participação e kits para de uniforme para a prática esportiva;
· o Projeto Lotação Esgotada, que levou cerca de 140 mil alunos das escolas da rede pública de ensino do DF e do RJ para assistir aos jogos, com transporte e alimentação custeados pela organização da Copa do Mundo.
Lembram do mundial de basquete feminino em 2006? Ginásios as moscas, briga entre a FPB e a CBB, pela intervenção da segunda na organização do evento as vésperas do início e nada de sabermos o tamanho do gasto. Portanto, são de atitudes da natureza da protagonizada pela CBFS que me fazem crer em minhas escritas: contar histórias, relatar acontecimentos e buscar transparência, ética e trabalho sério dos dirigentes é apenas uma parte insignificante do que precisamos no basquete. Parabéns a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, em especial aos homens e mulheres que estiveram a frente da organização e da prestação de contas do Mundial de Futsal de 2008, com o detalhe de que agiram de forma correta e alcançaram seus objetivos: são os atuais campeões mundiais.
Comentários