Sou gremista e estou muito triste com a atitude do Maxi Lopez, da diretoria do Grêmio e da torcida que apoiou uma atitude preconceituosa – espero que a justiça faça seu trabalho com competência. Mas hoje o tema é arbitragem: nas finais da NBA Phil Jackson foi multado duas vezes (creio que o total foi US$ 50,000.00 ou R$ 100.000,00). Depois Marcelinho criticou a arbitragem do quarto jogo da NBB, realizado em Brasília e que teria favorecido o time da casa que ou vencia ou veria o adversário comemorar o título na capital federal – aliás, para o marketing o jogo final ter sido no Rio foi muito melhor. Para o bolso dos clubes mandante.
Então, hoje, um clube brasileiro de futebol criticou a arbitragem. Alguns podem dizer que é o jogo fora de campo que os dirigentes do Internacional estão produzindo. Eu penso que o comunicado na quinta e divulgação de hoje – o dossiê arbitragem pró Corinthians – representa uma atitude de coragem e uma voz que representa os fatos do basquete e os fatos que, rodada após rodada, são elencados por técnicos. Quem faria isso no basquete brasileiro? Ou no basquete gaúcho? Um dossiê, enfrentar o poder estabelecido e buscar apoio na mídia e na opinião pública? fernando Carvalho, dirigente do internacional de Porto Alegre, fez isso.
Destaco um trecho (colocado em itálico e vermelho) que representa meu pensamento nas palavras de Fernando Carvalho.
O texto abaixo foi copiado de Yahoo Esportes em 29/06/2009, as 21h12min
Inter diz que Corinthians é favorecido por árbitros
29 de Junho de 2009 17:31
O Internacional elevou a temperatura da decisão da Copa do Brasil ao mostrar nesta segunda-feira um dossiê com lances em que o Corinthians foi supostamente favorecido pela arbitragem na competição nacional. De acordo com Fernando Carvalho, vice-presidente de futebol do time gaúcho, a apresentação do vídeo serve de alerta, dois dias antes da final.
"O meu objetivo é chamar a atenção da opinião pública. Só posso entender que existe um inconsciente coletivo que beneficie o Corinthians sistematicamente. Sei que vou ser muito criticado, mas é a primeira vez que faço isso. Deixo a pergunta no ar: por que o Corinthians tem que ser beneficiado sempre?", reclamou.
No dossiê, o Internacional apresenta lances das partidas do Corinthians contra Itumbiara, Atlético Paranaense, Vasco e o próprio time gaúcho. Na primeira final, apitada por Heber Roberto Lopes, a equipe reclama do lance que originou o segundo gol do time paulista, de um pênalti não marcado em Alecsandro de um impedimento inexistente de Taison.
"Espero que o árbitro apite o jogo desta quarta-feira com isenção. Não quero facilitações, mas também não quero que o Inter seja mais uma vez prejudicado contra o Corinthians", disse o dirigente, garantindo que não pretende pressionar o juiz mineiro Ricardo Marques Ribeiro.
Fernando Carvalho, que apresentou também uma faixa alusiva ao tricampeonato da Copa do Brasil pelo Corinthians, que pode alcançar tal conquista na quarta-feira, lembrou de partida entre as duas equipes no Campeonato Brasileiro de 2005. Naquela oportunidade, Márcio Rezende de Freitas não marcou pênalti de Fábio Costa, então no Corinthians, em Tinga, do Inter.
"Na época não reclamamos. Mas agora resolvi pesquisar e percebi que vários erros vêm se repetindo em favor do Corinthians. Por isso fizemos este compêndio, para enfatizar lances que já ocorreram. Nada é novo. Tudo foi repercutido pela crônica especializada, inclusive em São Paulo", comentou.
Comentários