Vejam o e-mail que acabo de receber da imprensa da LNB:
“Julgamento entre Brasília e Flamengo é adiado: Flamengo se utiliza de dispositivo jurídico para conseguir o adiamento do julgamento na Comissão Disciplinar. A Comissão Disciplinar da Liga Nacional de Basquete (LNB) se reuniu, nesta sexta-feira, na sede da entidade para julgar os denunciados pelos incidentes ocorridos ao final da terceira partida da série melhor de cinco entre Universo/BRB/Financeira Brasília e Flamengo, realizada no último dia 30 de maio, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Seis jogadores do time carioca mais o clube brasiliense poderiam ser punidos. Porém, o Flamengo se utilizou de um dispositivo jurídico para obter o adiamento do julgamento. Os advogados do rubro-negro alegaram que sua defesa seria prejudicada por não ter tempo hábil para arrolar as testemunhas necessárias as quais residem fora de São Paulo. A defesa argumentou ainda que o Flamengo esteve ontem em quadra, feriado, e hoje já está em Goiânia para o jogo final. Portanto, os principais interessados na sua defesa, os jogadores, não teriam como efetuar sua defesa pessoalmente. Dessa forma, por unanimidade, os Auditores decidiram atender ao pedido de adiamento. Os jogadores Dedé, Duda, Hélio, Jefferson, Vitor Boccardo e Wagner estão, deste modo, liberados, e o Flamengo vai completo para a grande final do NBB neste domingo, às 10h, em Anápolis (GO).”
Não vejo o caminho escolhido como positivo para o basquete brasileiro. Somente a equipe Universo/Brasília será punida e sem julgamento do mérito. Os atletas do Flamengo cumprirão a pena nas competições de 2010/2011, em jogos menos significativos do que a final. Tudo isso me cheira a pizza. Alem desse posicionamento embasado em coisa nenhuma, tenho a leitura do Regulamento da LNB e do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A partir desses documentos ouso dizer que a interdição do ginásio não cabia ao STJD da CBB, mas a comissão disciplinar da LNB. Mesmo que o pedido tenha ocorrido por auditor indicado para a comissão Disciplinar da LNB, o pedido deveria ser formulado a Comissão Disciplinar e ela decidir pela interdição. Do jeito que esta, me parece que só há um réu e que tudo que ocorreu em quadra foi culpa dos torcedores de Brasília.
Enfim, a primeira grande decisão da Liga Nacional de Basquete e nos causa essa frustração: punições passarão a vigorar na próxima temporada. Deu pizza no basquete brasileiro...
Comentários