Como resultado do prazo dado ao CECRE/Vitória (ex-Saldanha da Gama), a Universidade/Rio Claro e ao Iguaçu Basquete, a terceira temporada da Liga Nacional de Basquete voltará a ter quinze (15) equipes, como na primeira edição. O Conselho de Administração da LNB recusou a participação de Universidade/Rio Claro e Iguaçu Basquete Clube, pois não cumpriram os requisitos financeiros e técnicos.
O Centro Capixaba de Referência ao Esporte (CECRE) que recebeu da LNB a franquia que era do Saldanha da Gama, participará como CECRE/Vitória, por cumprir as solicitações da LNB (planejamento para a próxima temporada e garantias financeiras para este campeonato), através das parcerias realizadas naquele estado e com a Metodista/São Bernardo – a equipe paulista disputa o campeonato da FPB e se mudará para Vitória, onde será a sede da equipe para todos os jogos do NBB.
Na mesma reunião ficou definido que o formato de disputa é o mesmo de 2009/2010, ou seja, 5º ao 12º disputam quatro (04) vagas para as quartas-de-final, seguido de semi-final e final, disputados em melhor de cinco jogos. A idéia de uma final única, porém, permanece para ser implantada na disputa de 2011/2012 ou posteriormente.
Deixo as seguintes perguntas:
- Iguaçu Basquete Clube e Universidade/Rio Claro perdem a franquia por terem se ficado afastado por três edições do NBB?
- A LNB tentará equalizar, para as próximas temporadas, as diferenças de participação regionais – veja o gráfico, esse campeonato para um Sudestão e dois agregados?
As equipes do 3º NBB (2010/2011) serão: Lupo/Araraquara, Assis Basket, Itabom/Bauru, CECRE, Uniceub/BRB/Brasília, Flamengo, Vivo/Franca, Winner/Limeira, Minas Tênis Clube, Araldite/Univille/Joinville, Pinheiros/SKY, São José/Unimed/Vinac, Paulistano/Amil, Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV e Unitri/Universo/Uberlândia.
* Postagem baseada em release de Guilherme Buso, Assessor de Comunicação da Liga Nacional de Basquete.
Comentários