Pular para o conteúdo principal

RS fora com histórico 0 x 5!

Belíssimo trabalho a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro Sub-17 Masculino pela Multiweb da UFSM. Assim pude captar as impressões da gurizada e dar minhas opiniões, que trago para o meu blog.

Antes de mais nada, cabe destacar que cada gestão tem suas preferências, apostas e investimentos que julgam correto, mas nem sempre são os necessários. Nesse momento, o RS está pagando o ônus das escolhas que fez para o sub-17 masculino, que inclui os comentários coletados da caixa de mensagens durante a transmissão do jogo RS 78 x 114 SP (quinta derrota em cinco jogos) e postados abaixo. Essas escolhas podem se refletir no Sub-19, mesmo sendo um “Copão” Sul-Sudeste – os jogos ocorrerão em Santa Cruz do Sul, de 13 a 18 de dezembro – há questões político-financeiras envolvendo a convocação da seleção e a comissão técnica. Mas três coisas me chamam a atenção:

  1. a seleção sub-19 esta convocando, entre 22 nomes, 11 dos 12 moleques que jogaram o sub-17 em 2009, quando ficaram em terceiro lugar, sob o comando da mesma comissão técnica – a atual tem mais um técnico de Santa Cruz do Sul e, ambos os auxiliares, não trabalham nessa faixa etária;
  2. Augusto Schneider, com passagem pelo Flamengo e hoje atleta de Osório (esta servindo o exército, por isso está no RS), pré-convocado para a Seleção Brasileira Militar, terceiro cestinha do atual estadual sub-19, não foi sequer convocado. É um baixinho: 2m fácil; e
  3. Maxwell Dias Ribeiro, ex-atleta do PBC, foi atleta do Kelvin Soares em 2009 e 2010 na equipe de Joinville, campeão catarinense (2009 e 2010), Campeão dos Joguinhos Abertos 2010, Campeão Sul Brasileiro 2010 Sub-19 sequer foi sondado.

De minha parte, não fico feliz com o desempenho do RS, nem com os comentários que publico abaixo, mas que julgo necessário fazê-lo para que os dirigentes vejam que críticas que faço são semelhantes as das pessoas que estão vendo o campeonato pela internet e, ao mesmo tempo, captarem a imagem que o RS esta passando para os outros estados. Um erro não é o fim do mundo, mas é preciso coragem e corrigí-lo para ir adiante e buscar as vitórias que sempre queremos para nossas seleções. Quando falo em “um erro…” me refiro as questões que envolvem a não convocação de atletas que tiveram bom desempenho no sub-19, sendo sub-17, especificamente um ala-armador e um pivô de 2m que joga em minha equipe adulta, mas que não serve para o embate com os moleques de 17 anos, na visão do técnico da seleção gaúcha.

Infelizmente, a partir dessa sexta-feira, os jogos continuarão sem o RS envolvido. Transmissão das semi-finais, as 18h (SP x RJ) e as 20h (SC x DF).

Os comentários que me chamaram a atenção a partir do terceiro quarto do jogo e que comecei a copiar, são os seguintes:

  1. “20:41:40 - Rose/São Leopoldo-Rs diz: pergunta aí? prq escolheram um tec. tão ruim prá treinar esses meninos”;
  2. “20:46:49 - Bruno/RP diz: Onde fica Rio grande do sul ? SUHASHHSUAHSAHSUHSUHAUSHASHUASHSSHU LIXOS”;
  3. “20:47:09 - Nice/joinville SC diz: Carlos o jogo está uma vergonha pros gauchos”;
  4. “20:55:20 - luis/df diz: rs só perde,pra q quis sediar o campeonato?”;
  5. “21:18:22 - sniper/santa maria diz: ridiculo este rs”;
  6. “21:23:53 - Nanda/Porto Alegre diz: Mas que técnico mais ruim esse do Sul! Não merece ficar no ano que vem!”;
  7. “21:25:04 - munhoz/santa maria diz: rio grande do sul , muito fraco , perdeu todos jogos”;
  8. “21:29:43 - pedro/rs diz: O time do União fazia melhor que esta seleção. Pelo menos no entrosamento e por ter PIVO que pega rebote”; e
  9. “21:31:56 - SP/SP diz: OLHA QUE O RS TÁ TREINANDO FAZ TEMPO, E SP NÃO TREINOU NENHUMA VEZ...QUE DUREZA”.

Pensem na mensagem que o basquete gaúcho esta passando para os outros estados. Pensem na cena final do jogo: São Paulo reunida de um lado da quadra (certamente falando do jogo, dos objetivos conquistados) eCampeonato Brasileiro Sub-17 Masculino. Santa Maria-RS, 21 a 27/11/2010.  os atletas gaúchos do outro lado, dando “pacote” entre si e, em um atleta em especial, sem demonstrar qualquer sentimento de frustração pela derrota. Onde esta a liderança nesse momento? Isso após essa surra e a desclassificação. Mas, sobretudo, pensem no resultado de quadra que falam mais do que qualquer coisa que eu possa dizer de contra o desempenho da seleção, contra a FGB ou qualquer pessoa que se julgue ofendida por eu me posicionar. Pensem nos resultados obtidos:

  • 21/11 – RS 63 x 81 DF (-18 pontos);
  • 22/11 – RS 74 x 84 MG (-10 pontos);
  • 24/11 – RS 48 x 66 CE (-18 pontos);
  • 25/11 – RS 78 x 114 SP (-36 pontos).

Eu quero o melhor para o basquete gaúcho e brasileiro. Não há como querer melhorar as coisas e não se manifestar, não contribuir com críticas e sugestões - envio muitas para o presidente e vice-presidente da FGB. E tu, caro leitor, o que quer para o nosso basquete?

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

As 10 melhores temporadas de novatos da história

          Enquanto esperamos por mais um temporada do melhor basquete do mundo, muito se especula sobre o que os novatos podem contribuir de imediato e o que eles precisam melhor. Não é fácil se ajustar ao estilo de vida de um jogador profissional, e ao mesmo tempo jogar na melhor liga do mundo, realizando um sonho para muitos.     Alguns jogadores lutam muito no começo, mais em poucos anos se consolidam, outros levam muitos anos para encontrar o seu espaço e outros tantos não encontram. Há um seleto grupo de jogadores que mostram o seu potencial logo de cara, e em poucos anos são astros da NBA.  Sendo assim, aqui abaixo temos uma lista das melhores temporadas de novato da história, entendam que são apenas 10 e que outros bons ficaram de fora.    10° Tim Duncan (1997/98): os números de Tim Duncan em sua temporada de estréia não são muito mais baixos que os de sua carreira, mostrando o quão rápido Duncan teve um impacto positivo nos Spurs. As médias de 21.1 pontos, 11

RSS do Mais Basquete