Fazendo a diferença pelos Celtics, Green está na melhor temporada de sua carreira |
A temporada para os Celtics não está sendo tão ruim quanto se projetava, com um "Roster" não muito qualificado e sem contar com sua estrela, Rajon Rondo, a franquia vem lutando bastante na liga e se mantém em sétimo na Conferência Leste (10-14). Isso deve-se a atuação de um cara em especial, Jeff Green.
O ala de 27 anos e 2,06 m, tem jogado com muita vontade e tem levado o time em frente na liga. Esse ano, analisando as estatísticas de Green, tem sido o melhor ano de sua carreira que começou em 2007, sendo a 5° escolha da primeira rodada do draft, selecionado pelos Celtics e em seguida enviado para o então Seatle SuperSonics. Green atuou até o ano de 2011 pela franquia que tornou-se Oklahoma City Thunders, vindo do banco na maioria das vezes, obteve médias de 14.4 pontos e 5.7 rebotes em quatro temporadas.
Em fevereiro de 2011, Green foi para Boston, que era que o havia draftado originalmente, em troca de Nenad Krstic e uma escolha de primeira rodada de 2012, que era dos Clippers, em troca de Kendrick Perkins e Nate Robinson. Esse não foi um ano bom para Green, anotando médias de 9.8 pontos, 3.3 rebotes e 0.7 assistências por partida, perdeu espaço e minutos em quadra passando de 37 para 23.4 minutos. Nessa temporada os Celtics foram os terceiros do Leste, nos playoffs eliminaram os Kniks, mas esbarraram com o Heat e foram eliminados, ao final da temporada Green virou free agent restrito, mas em seguida assinou um novo contrato com os Celtics por $9 milhões.
Mas, o maior desafio de sua carreira estava por vir, no dia 17 de dezembro de 2011 o ala foi diagnosticado com um aneurisma aórtico, um problema cardíaco que o tirou de toda a temporada de 2011-2012. O ala fez a cirurgia e passou muito tempo com seus colegas de equipe durante a recuperação, sempre afirmando que queria retornar pelos Celtics na temporada 2012-2013. Nesse tempo que esteve parado, Green não fez apenas a sua recuperação, mas também aproveitou para retomar os estudos e concluiu sua Licenciatura em Inglês com especialização em Teologia, pela Universidade de Georgetown. Após esse tempo parado, o ala retornou as quadras no dia 23 de novembro de 2012, anotou 17 pontos, vindo do banco contra sua antiga franquia, os Thunders.
Desde então, Green vem jogado em alta intensidade e bem, porém nessa temporada já mostrou que veio com tudo. Ontem a noite na derrota para os Clippers, Green anotou 29 pontos e pegou 4 rebotes, com um aproveitamento de 43,5% dos arremessos de quadra. Além disso, o ala já teve partidas memoráveis nessa temporada, como o "game winner" contra o Heat em Miami faltando menos de 1 segundo. Essa tem sido a melhor temporada da carreira de Green, mesmo que tendo uma média de pontos menor que outras duas temporadas (2008-2009, 2010-2011), o ala tem sido muito mais decisivo e tem contribuído ainda mais para o rendimento dos Celtics sem Rondo. Mantendo esse ritmo, Green conseguirá levar os Celtics até os playoffs, o que será um grande feito visto a equipe que tem.
Comentários