Homenagem feita por um site a Kevin Garnett e Paul Pierce |
Mais uma vez o basquete mostrou porque é especial e sensacional, na partida entre Nets e Celtics, a gratidão e a paixão falam mais alto que a troca de seus astros para outras franquias.
Imaginem que em uma partida seus dois ídolos, do último campeonato de sua equipe fossem transferidos e voltassem a jogar contra seu time em casa. Qual seria a sua reação? Lógico, chamar de mercenário, traidor, xingar e vaiar até ficar rouco. Porém isso não aconteceu, no jogo entre Nets e Celtics, Paul Pierce (que jogou 15 temporadas pelos Celtics) e Kevin Garnett (que foi campeão da NBA com a franquia) foram homenageados e ovacionados pela torcida que acompanhava a partida.
Não foi a primeira vez que algo assim aconteceu. Há alguns anos atrás quando Kevin Garnett se transferiu dos Timberwolves para os Celtics, no jogo em que retornou ao seu antigo ginásio, KG foi ovacionado e saudado por sua franquia. Lógico que vão falar da história do Lebron, dos torcedores indignados com a sua saída e com sua transferência para o Heat. Mas as circunstâncias eram outras e realmente saiu com uma imagem péssima perante os fãs dos Cavs.
O que importa aqui é exaltar o amor pelo esporte e pelo seu ídolo, independente de qual time ele vier a defender. No futebol por exemplo isso não acontece, lembro-me da saída de Figo do Barcelona para o Real Madrid, e em um jogo no Camp Nou ele foi impedido de bater um escanteio devido a quantidade de garrafas e objetos atirados em sua direção. Eu sou amante dos esportes em geral, mas o basquete e o futebol acompanho mais de perto, e acredito que o basquete é mais "inteligente", é mais fácil aceitar que seu ídolo foi embora e que foi melhor pra ele, do que no futebol onde se pensa muito mais no ponto de vista do dinheiro.
Independente do que se pensa, o basquete é incrível por esse tipo de coisa, os atletas vão e vem de franquias e continuam como ídolos (na maioria das vezes), sempre reconhecidos e exaltados por isso. Fica aqui a mensagem que poderia servir para outros esportes: "ame e reconheça seus ídolos independente do time que ele jogue".
Comentários