Morre a lenda do jornalismo esportivo e responsável pelo fenômeno NBA nos anos 90 |
Infelizmente está homenagem não será feita em vida, hoje a tarde faleceu o melhor narrador da tv brasileira (na minha opinião) e que foi o primeiro a transmitir a NBA e ajudar a ser o fenômeno que foi em nosso país. Hoje aos 66 anos, Luciano do Valle faleceu em Uberlândia, onde narraria uma partida de futebol.
Mas como se trata de homenagem, não falarei mais da triste notícia, vou passar a relembrar os bons momentos que ele nos proporcionou. Do Valle foi precursor de muitas ações no âmbito esportivo, estava se preparando para narrar a sua décima Copa do Mundo. Começou sua carreira com 16 anos, na Rádio Brasil de Campinas, quatro anos mais tarde foi para São Paulo trabalhar na Rádio Gazeta. Ficou conhecido nacionalmente quando, em 1971, começou a trabalhar na Globo, ficando lá por 11 anos, narrou as conquistas de Fittipaldi na Fórmula Indy e os Jogos Olímpicos de 1972, em 74 se tornou o principal locutor da Globo. Chegou a Band em 1983, onde conquistou o seu espaço e transformou a emissora no Canal do Esporte, além do futebol narrou diversos esportes, principalmente os esportes olímpicos, como o boxe, onde lançou Maguila nos anos 80. Ajudou o vôlei, a geração de prata a transformar o esporte no que é, foi tão importante que o apelidaram de Luciano do Vôlei.
Sua relação com o basquete é primordial, quando narrou o Mundial Feminino em que o Brasil foi campeão, apelidou Paula de Magic e Hortência de Rainha, mostrando muita paixão e conhecimento sobre o esporte da bola laranja. Nos anos 90, quando a NBA era transmitida na televisão aberta, o responsável por isso era Luciano do Valle, ele conseguia tornar qualquer jogo sensacional, com toda certeza quem via os jogos nessa época não esquece da forma como o narrador dava vida ao esporte. É óbvio que a NBA foi aquele fenômeno dos anos 90, lógico que pela geração de atletas sensacional, mas com certeza pelas narrações de Do Valle, um cara que sempre deixou transparecer seu amor por qualquer esporte e pela sua profissão. Agradeço muito a ele por ter me feito amar o basquete e a NBA, e por sempre saber reconhecer os valores do esporte e respeitar qualquer esporte. Para quem nunca ouviu Do Valle narrando a NBA deixo aqui um link para essa volta ao passado. https://www.youtube.com/watch?v=FglKck_EUcY
Comentários