A fase não é boa, mesmo assim Kobe fez 39 pontos ontem |
Dois times da NBA, os de maiores tradição por assim dizer, os maiores campeões da liga, passam por um momento péssimo que dura 4 anos e parece não ter fim. O que esta acontecendo com Lakers e Celtics?
O que estamos vivenciando é um reflexo, talvez, da administração das franquias que não conseguiram manter bons plantéis e isso reflete dentro da quadra. Para duas equipes tradicionais na liga e que a dominaram nos anos 60, 70 e 80, e voltaram a brilhar nos anos 2000 com os Lakers em 2000,2001,2002, 2009 e 2010 e os Celtics em 2008. Depois disso a coisa ficou feia, seus astros ou saíram do time como Kevin Garnet, Paul Pierce e Ray Allen, se lesionaram como Kobe, Nash, Rondo, o que é culminante para resultados adversos e períodos turbulentos.
Retornando a temporada mas com uma equipe fraca |
Com esse retrospecto e nesse patamar, o que pode salvar e acabar com esse período? Não podemos dizer quando vai ter fim essa fase, sabemos que algumas coisas ajudam, por exemplo, boas escolhas no draft como Marcus Smart (Celtics) e Julius Randle (Lakers), ambos bons atletas universitários e com um futuro promissor para a NBA, podem ser uma chave para o renascimento das equipes. Infelizmente, Randle está de molho por uma fratura na tíbia, algo em torno de um mês, quem sabe sua volta não melhora os Lakers? A outra alternativa que muitas franquias fizeram (Nets, Bulls, Knicks), é a de montar uma equipe em função de um atleta, mas com consistência suficiente para chegar a Playoffs e ser forte o suficiente para disputar a liga. Essa ação é a de resultado mais imediato, podemos ver isso com os Rockets após a chegada de James Harden para compor o elenco com D12. Parte de ma boa administração e um bom poder de persuasão nas trocas.
Aparentemente a fase dos Lakers e Celtics não é boa, mas pode melhorar, talvez demore, mas passa.
Comentários