Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: John Stockton

O líder da história em assistências
   Hoje a nossa série vai homenagear um dos melhores armadores da história, o cara é o líder de todos os tempos da NBA em assistências e era o cérebro do Utah Jazz. Vamos relembrar hoje a carreira de John Stockton.
   O armador começou a sua carreira jogando no ensino médio por Gonzaga Prep, onde graduou-se em 1980, após quebrar o recorde de pontuação da cidade. Depois de considerar ofertas de Don Monson de Idaho e Mike Montgomery de Montana, ambos da Conferência Big Sky, Stockton decidiu ficar em Spokane e jogar para Dan Fitzgerald da Universidade de Gonzaga. Ele se tornou o terceiro da geração da sua família a jogar em UG, seu avô Houston Stockton era um jogador de futebol bem conhecido na década de 20. Fitzgerald também foi o diretor de esportes, se afastou por quatro anos dos treinamentos após o primeiro ano de Stockton, promovendo o assistente jay Hillock a treinador principal.
   Durante seu último ano com os Bulldogs, em 1984, John Stockton teve médias de 20.9 pontos, com 57% de aproveitamento dos arremessos. O Zags chegou a um recorde de 17-11, o melhor em 17 anos, e Stockton liderou a Costa Oeste da Conferência Atlética em pontos, assistências e roubos de bola. Ele foi um dos 74 universitários convidados para a seletiva para a seleção olímpica de 1984, treinada por Bob Knight. Stockton passou no primeiro corte, para os 20 finalistas em abril, mas foi cortado em maio (junto com Charles Barkley, Terry Porter e Maurice Martin) no penúltimo corte para 16 jogadores. Mesmo não sendo selecionado para a seleção, foi a primeira vez que teve contado com seu futuro amigo e companheiro de Jazz, Karl Malone.
   A sua carreira na NBA começou em junho de 1984, quando selecionado pelo Utah Jazz na 16° posição do Draft. Desconhecido relativamente durante sua carreira universitária, seu estoque aumento nos meses que antecederam sua escolha. O anúncio de sua seleção para os milhares de fãs reunidos no Salt Palace foi recebido com um silêncio atordoado. 
   Stockton tem na carreira médias de duplo-duplo com 13.1 pontos e 10.5 assistências, detêm o recorde da NBA de todos os tempos em assistências (15806) com uma margem de 3000 para o segundo colocado, assim como o recorde de maior roubos de bola na carreira (3265). É líder de cinco das seis maiores médias de assistências em uma temporada da NBA. Detêm o recorde da NBA para mais temporadas, jogos, e jogos consecutivos com uma equipe e é o terceiro em partidas jogadas. Perdeu apenas 23 jogos em toda sua carreira, sendo 18 deles em uma temporada, e em 38 partidas anotou 20 ou mais assistências. 
   John Stockton foi 10 x All Star, foi o co-MVP de 1993 junto com seu companheiro de equipe Karl Malone. Jogou nas seleções olímpicas de 1992 e 1996, os primeiros esquadrões olímpicos com jogadores da NBA, mantendo a bola em ambos jogos da medalha de ouro. Foi 2 x All NBA First Team, 6 x All NBA Second Team, é um dos cinquenta melhores jogadores da história. Infelizmente nas duas vezes em que chegou as finais da NBA perdeu para o Bulls de Michael Jordan, sendo que na final de 1998 perdeu um arremesso de três a 5.2 segundos do fim que poderia dar a vitória aos Jazz, e após o jogo disse na entrevista que acreditava que aquela bola ia entrar.
   Stockton e Malone atuaram por muitos anos juntos, completando 1412 partidas, muitas das assistências de Stockton foram para Malone. Ele era chamado de old school, pelo seu jogo físico e os fãs o consideravam um dos jogadores mais duros da NBA atrás apenas de Karl Malone. Seu uniforme com shorts curtos é notável, ele foi o último jogador da NBA a usá-los, mesmo quando os demais usavam calções largos. Ele era reservado, em entrevistas e na forma de se vestir, utilizando sempre roupas discretas.
Stockton e sua estátua
   No dia 2 de maio de 2003 anunciou sua aposentadoria com um comunicado. Mais tarde o Jazz realizou uma cerimônia de aposentadoria, e batizou a rua em frente a seu ginásio de John Stcokton Drive. Stockton veio a declarar que mesmo ainda gostando de seu jogo, sua família crescente o fez sentir que enquanto estava sentado no quarto de hotel esperando o jogo, ele estava perdendo o que acontecia em casa. Ele teve o seu número aposentado em 2004, e possuí uma estátua em sua homenagem na frente do estádio do Jazz, juntamente com uma estátua de Karl Malone. Em 2009 entrou para o Hall da Fama do Basquete, e até hoje é considerado como um dos melhores atletas da história a não ter vencido um campeonato da NBA.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

As 10 melhores temporadas de novatos da história

          Enquanto esperamos por mais um temporada do melhor basquete do mundo, muito se especula sobre o que os novatos podem contribuir de imediato e o que eles precisam melhor. Não é fácil se ajustar ao estilo de vida de um jogador profissional, e ao mesmo tempo jogar na melhor liga do mundo, realizando um sonho para muitos.     Alguns jogadores lutam muito no começo, mais em poucos anos se consolidam, outros levam muitos anos para encontrar o seu espaço e outros tantos não encontram. Há um seleto grupo de jogadores que mostram o seu potencial logo de cara, e em poucos anos são astros da NBA.  Sendo assim, aqui abaixo temos uma lista das melhores temporadas de novato da história, entendam que são apenas 10 e que outros bons ficaram de fora.    10° Tim Duncan (1997/98): os números de Tim Duncan em sua temporada de estréia não são muito mais baixos que os de sua carreira, mostrando o quão rápido Duncan teve um impacto positivo nos Spurs. As médias de 21.1 pontos, 11

RSS do Mais Basquete