Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: David Robinson

Melhor atleta da história do Academia Naval
   Hoje iremos homenagear um membro das Torres Gêmeas que já deixou as quadras, um dos grandes nomes da história da NBA e um dos atletas mais dominantes que o jogo já viu. Estou falando de David Robinson, o Almirante, um dos grandes nomes da história do San Antonio Spurs.
   David Robinson nasceu em Key West, Florida, como seu pai era marinheiro ele mudou-se constantemente com sua família até se estabelecer em Woodbridge, Virginia, onde se destacou em todos os esportes, menos no basquetebol. Em seu último na escola, com 2.01 metros e 79 quilos, não tinha jogado basquetebol organizado ou participado de treinamentos. Quando foi introduzido por seu treinador, ganhou todas as honras do distrito, anotando 1320 pontos, e optou ir para a Academia Naval dos Estados Unidos, onde se formou em matemática.
   Enquanto servia na Marinha, Robinson tornou-se tenente na categoria junior, e ele é amplamente considerado o melhor jogador de basquete da história da Academia Naval. O número 50 foi escolhido em homenagem a seu ídolo, Ralph Sampson. Ele começou a faculdade sem nenhuma perspectiva de jogar na NBA, mas nos seus dois últimos anos, ele foi por consenso um All-American e vencendo dois do mais prestigiados prêmios de basquete, Naismith e Wooden, sendo o primeiro da Academia Naval a conseguir o feito. Em 1986, Robinson levou a Academia Naval ao Final Four, onde perderam para a Universidade de Duke.
Novato do ano em 1989, dois anos depois de ser selecionado
   Sua carreira na NBA começou em 1987, quando foi selecionado pelo San Antonio Spurs como a primeira escolha, no entanto os Spurs tiveram de esperar dois anos para o atleta completar as obrigações militares. Embora especulassem que o jogador pode-se optar não assinar com os Spurs, Robinson o fez na temporada 1989/90, mas a franquia concordou em pagar-lhe a média de salário dos cinco jogadores mais bem pagos, ou liberá-lo de livre arbítrio. Os Spurs passaram o final da década de 80 na foça, tendo em 1988/89 a sua pior marca da história 21-61. Esperava-se que Robinson muda-se a equipe, mas não da forma como foi feita, levando para a maior reviravolta da história, pulando para um recorde de 56-26 uma melhora de 35 jogos. Chegaram até a segunda rodada dos Playoffs e perderam para os Blazers em sete jogos, ao final da temporada por unanimidade Robinson foi eleito o Novato do ano, com médias de 24.3 pontos, 12 rebotes e 3.8 tocos por jogo.
   Pelos próximos 7 anos consecutivos os Spurs chegaram aos Playoffs, e em 1992 o Almirante Robinson fez parte do Dream Team, a equipe mais famosa da história do basquete. Em 1994 estava empatado com Shaquille O'Neal na disputa de cestinha da NBA, quando anotou 71 pontos contra os Clippers, passou George Gervin com seus 63 pontos como recorde da franquia e levou a taça para casa. Na temporada seguinte (1995), foi eleito o MVP da liga com médias de 25 pontos, 12.2 rebotes e 3.3 tocos, em 1996 foi eleito um dos 50 melhores jogadores da história, mas ainda assim não havia vencido um título da NBA. Pra piorar, em 1997 quando machucou as costas na pré-temporada suas chances pareciam acabar, mas ele voltou em dezembro e seis jogos depois quebrou o pé e ficou de fora do restante da temporada. 
2 títulos da NBA
   Mas isso foi ao mesmo tempo a sorte de Robinson, devido sua lesão e a de outros jogadores chaves, os Spurs tiveram o 3° pior recorde da liga e tiveram a primeira escolha, selecionando Tim Duncan, peça chave para os títulos dos Spurs. Na temporada de 1998/99 marcada pelo Lockout, com apenas 50 partidas foi a derradeira para os Spurs que bateram Wolves, Lakers e Blazers com um recorde de 11-1 para chegar as finais. A combinação Robinson-Duncan provou ser mortal, e venceram os Knicks em cinco jogos para se tornar o primeiro time ex-ABA a vencer a NBA. Duncan foi o MVP das finais. Após essa série os atletas foram apelidados de Torres Gêmeas.
   Na temporada de 2002/03 Robinson disse que seria a última, e novamente foi campeão da NBA, anotando 13 pontos e 17 rebotes no jogo 6 da final contra o New Jersey Nets. Robinson deixou as quadras com médias de 21.1 pontos, 10.7 rebotes e 3 tocos por jogo em 987 partidas, é um dos únicos quatro atletas a anotar um quadruplo-duplo na carreira (34 pts, 10 reb, 10 ast e 10 toc contra os Pistons), foi 2 x Campeão da NBA, 1 x MVP da NBA, 10 x All-Star, 4 x All-NBA Primeiro Time, 1 x Jogador de Defesa do Ano, 4 x All-NBA Primeiro Time de Defesa, 1 x Líder de tocos, 1 x Cestinha e 1 x Líder em rebotes, é um dos 50 melhores da história da NBA e tem o seu número 50 aposentado pelos Spurs.
   David Robinson é um dos grandes nomes da história, muito dominante e com uma carreira brilhante que não poderia ser esquecida, fica aqui nossa singela homenagem a um ícone do esporte.
   

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

As 10 melhores temporadas de novatos da história

          Enquanto esperamos por mais um temporada do melhor basquete do mundo, muito se especula sobre o que os novatos podem contribuir de imediato e o que eles precisam melhor. Não é fácil se ajustar ao estilo de vida de um jogador profissional, e ao mesmo tempo jogar na melhor liga do mundo, realizando um sonho para muitos.     Alguns jogadores lutam muito no começo, mais em poucos anos se consolidam, outros levam muitos anos para encontrar o seu espaço e outros tantos não encontram. Há um seleto grupo de jogadores que mostram o seu potencial logo de cara, e em poucos anos são astros da NBA.  Sendo assim, aqui abaixo temos uma lista das melhores temporadas de novato da história, entendam que são apenas 10 e que outros bons ficaram de fora.    10° Tim Duncan (1997/98): os números de Tim Duncan em sua temporada de estréia não são muito mais baixos que os de sua carreira, mostrando o quão rápido Duncan teve um impacto positivo nos Spurs. As médias de 21.1 pontos, 11

RSS do Mais Basquete