3x Campeão da ABA |
Hoje nossa série fará uma homenagem a Mel Daniels, que faleceu na última quinta-feira dia 30 aos 71 anos. O pivô membro do Hall da Fama fez muito sucesso na liga pelo Indiana Pacers, e hoje vamos contar um pouco mais sobre a sua carreira.
Daniels estudou e jogou em Pershing High School, em Detroit, Michigan, que também produziu Spencer Haywood, Ralph Simpson, Kevin Willis e Steve Smith. Ele jogou na universidade por New Mexico Lobos, onde teve médias de 20 pontos e 11.1 rebotes por jogo e foi nomeado All-American.
Ele foi selecionado na nona posição do Draft da NBA de 1967 pelo Cincinnati Royals, e foi selecionado também pelo Minnestoa Muskies da ABA. No momento ele optou por atuar na ABA. Na temporada de 1967/68 foi eleito o novato do ano com médias de 22.2 pontos e 15.6 rebotes, antes de ser negociado para o Indiana Pacers, e em seguida, a ABA fundir-se com a NBA. Daniels foi o ABA MVP em 1969 e 1971, levando o Indiana Pacers a três títulos da ABA
Participou de 7 All-Star Games, e foi o MVP do All-Star Game de 1971 quando anotou 29 pontos, pegou 13 rebotes e distribuiu 3 assistências. Liderou a ABA em média de rebotes por três temporadas, e é o líder da ABA em rebotes de todos os tempos com 9494 e em média da carreira com 15.1 rebotes por jogo. Durante a sua carreira na pós-temporada, pegou um total de 1608 rebotes o que o coloca como 12° na história do basquete. Ele ainda jogou a temporada de 1976-77 pelo New York Knicks antes de se aposentar.
Homenageado pelos Pacers |
Depois de se aposentar atuou na equipe técnica de seu treinador da faculdade, Bob King, na Indiana State, onde treinou o futuro Hall da Fama, Larry Bird. Juntou-se ao escritório do Indiana Pacers em 1986 e foi Diretor Pessoal dos Jogadores até outubro de 2009. Em 1997 foi eleito para o ABA Time de Todos os Tempos e em 2012 entrou no Hall da Fama. É um dos quatro jogadores a ter sua camiseta aposentada pelo Indiana Pacers, o número 34 está no teto da Bakers Life
Fieldhouse.
Abaixo um vídeo sobre a carreira do craque:
Comentários