Hoje farei um post que vai gerar discussão, o que vai ser muito bom. Ontem a noite conversando alguns colegas sobre basquete, entramos em uma discussão sobre as franquias mais históricas da NBA, não mais antigas, mais HISTÓRICAS. O que quero dizer com isso: franquias que tem um peso enorme por títulos conquistados, jogadores que atuaram, administração de qualidade por longos períodos, muitos fãs, etc.
Antes de começar, deixo bem claro que torço para o Chicago Bulls, caso alguém ainda não soubesse disso, e propus uma discussão sem clubismo. Minha lista são com as três franquias, que considero as com maior história na liga.
3° Lugar: Chicago Bulls: Sim, é o time que eu torço, mas sou consciente a ponto de reconhecer que a história do Bulls não é tão imensa assim. O Bulls possuí 6 títulos na NBA, todos na era Jordan, que é o maior de todos os tempos e graças a ele a franquia é tão reconhecida e tem um número elevado de torcedores pelo mundo. Podemos dizer sem medo de errar, que o Chicago Bulls entrou no mapa do basquete em 1985 quando Jordan começou a jogar, e mudou totalmente a cara da franquia.
Os Bulls foram fundados em 1964 e começaram suas atividades em 1966. A franquia possuí 7 jogadores no Hall da Fama: Nate Thurmond, George Gervin, Artis Gilmore, Robert Parish (brilhou nos Celtics), Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman. Têm aposentados o número 17 de Víctor Mandato, o 10 de Bob Love, 23 do Jordan e 33 do Pippen, além de Phil Jackson, Johnny Kerr e Jerry Krause, que foram técnicos ou gerentes da franquia. Teve na história 15 jogadores selecionados para o All-Star Game.
Atualmente têm uma temporada inconsistente, com mais vitórias que derrotas, mas sem convencer os seus torcedores.
2° Lugar: Boston Celtics: A histórica franquia de Larry Bird, que já foi uma franquia muito dominante com 11 títulos consecutivos e com jogadores de habilidade absurda. Os Celtics são a franquia mais vitoriosa da NBA com 17 títulos, mas títulos não são tudo na história. Foi fundada em 1946 e é uma das poucas franquias que se mantêm em atitude desde então, foi dominante nos anos 50 e 60, depois ganhou mais dois títulos na década de 70, dois na década de 80 e a última conquista em 2008.
Os Celtics possuem 21 números aposentados 00 - Robert Parish, 1 - Walter Brown, 2 - Red Auerbach, 3 - Dennis Johnson, 6 - Bill Russell, 10 - Jo Jo White, 14 - Bob Cousy, 15 - Tom Heinsohn, 16 - Satch Sanders, 17 - John Havlicek, 18 - Jim Loscutoff, 18 - Dave Cowens, 19 - Don Nelson, 21 - Bill Sharman, 22 - Ed Macauley, 23 - Frank Ramsey, 24 - Sam Jones, 25 - K. C. Jones, 31 - Cedric Maxwell, 32 - Kevin McHale, 33 - Larry Bird e 35 - Reggie Lewis. A franquia teve algumas eras, entre 50 e 57 Bob Cousy e o técnico Red Auerbach, entre 57 e 69 a era de Bill Russell, de 1979 a 1992 a era de Larry Bird e entre 1998 e 2007 Paul Pierce era quem comandava a franquia.
Durante todas essas eras os Celtics conquistaram algum título, com isso somam-se 33 atletas, dirigentes ou técnicos membros do Hall da Fama e podemos tentar medir a grandeza dessa incrível franquia. Que vive um momento de reconstrução, depois da saída de seu Big-Three de 2008, Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett ainda procura se encontrar.
1° Lugar: Los Angeles Lakers: Antes que pensem em algo, eu sei que os Lakers tem menos títulos que os Celtics, mas foi a primeira franquia da história a ter uma dinastia, teve grandes nomes como jogadores, possuí um semi-Deus que vai se aposentar nessa temporada e criou o aspecto do show time na década de 80.
Os Lakers foram fundados em 1947, primeiramente em Minneapolis onde residiram até 1960, quando a franquia foi comprada e mudou-se para Los Angeles. George Mikan, Slater Martin, Jerry West, Wilt Chamberlain, Elgin Baylor, Gail Goodrich, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, James Worthy, Shaquille O'Neal e vários outros, além de grandes técnicos como John Kundla, Bill Sharman, Pat Riley e Phil Jackson. A franquia possuí 16 títulos da NBA, um a menos que seus maiores rivais os Celtics, mas tem 33 títulos de divisão e 31 títulos de conferência.
A franquia é conhecida por ter grandes nomes como pivôs, George Mikan, Shaquille O'Neal, kareem Abdul-Jabbar e Wilt Chamberlain, são talvez os melhores pivôs da história e todos fizeram sucesso nos Lakers. Além disso, tiveram Jerry West, um dos grandes nomes do basquete, cuja silhueta é o símbolo da NBA, tiveram Magic Johnson muito dominante em seu tempo, chegou na NBA vencendo um título e jogando em todas as cinco posições da quadra, e ainda têm Kobe Bryant que dispensa elogios.
Os jogadores que têm seus números aposentados são: 13-Wilt Chamberlain, 22 Elgin Baylor, 25-Gail Goodrich, 32-Magic Johnson, 33-Kareem Abdul-Jabbar, 34-Shaquille O'Neal, 42-James Worthy, 44-Jerry West e 52-Jamaal Wilkes, além de um baner em homenagem a Chick Hear locutor do estádio. Além claro de Kobe, que terá um de seus números aposentados ou o 8 ou o 24, pelo que fez a franquia, com os cinco títulos que conquisto merecia aposentar ambos. Os Lakers possuem 23 atletas, dirigentes ou técnicos no Hall da Fama, mostrando o quão dominantes foram.
Na temporada 1971-72 fizeram história, comandados pelo lendário treinador Bill Sharman conquistaram 33 vitórias consecutivas, que ainda é o recorde entre todas as ligas americanas. Na era de Magic Johnson, no fim dos anos 70 e anos 80, os Lakers tinham um aspecto de show time, com muita dominância sobre seus adversários. Sob o comando do vitorioso técnico Pat Riley, o time conquistou 5 campeonatos, sendo 3 desses, contra o grande rival Boston Celtics. Magic também conquistou 6 prêmios de MVP da temporada e Abdul-Jabbar assumiu o posto de maior cestinha da história da NBA. Além disso, os três maiores cestinhas da história foram Lakers, Kobe (3°), Karl Malone (2°) e Abdul-Jabbar (1°), bem verdade que Malone atuou apenas uma temporada, mas foi um Laker.
Eu não sei vocês, mas para mim esses são os times com maior história na liga.
Comentários