Sucesso em um ano |
Nascido em Paris, na França, enquanto seu pai servia as forças armadas na Europa, mudou-se para Dallas e Baltimore, antes de se estabelecer em Washington. Lá começou a jogar na Washingtin High School, sendo o MVP naos três títulos estaduais (1978/79), ainda no ensino médio saiu na Spots Illustrated, na sessão rostos na multidão, por um jogo contra uma equipe melhor qualificada onde anotou 48 pontos, pegou 27 rebotes, com 9 enterradas e 8 tocos. Em seguida jogo o McDonald's All-American, The Classic Capital, Kentucky Derby Festival Classic e Dapper Dan Classic. Anotou 16 pontos e 12 rebotes no All-American, 26 pontos no Capital, e 22 pontos no Derby Classic.
Em 1979 entrou para a Universidade da Georgia, com reputação de ser um excelente jogador. Wilkins atuou apenas uma temporada, tendo médias de 21.6 pontos e sendo eleito o Jogador do Ano da conferência SEC em 1981.
Escolha do Jazz de história no Hawks |
Ele ficou conhecido por suas enterradas, levando seu primeiro título do torneio de enterradas em 1984/85. Nesse ano terminou a temporada em 6° em pontuação com 27.4 de média, sendo o segundo da franquia de Atlanta em rebotes e roubos de bola. Foi a primeira de duas temporadas consecutivas ele liderou a NBA em tentativas de arremessos, além de arremessar na primeira de dez temporadas seguidas mais de 80% da linha do lance-livre. Na temporada seguinte, ele explodiu como um dos grandes jogadores da NBA, com médias de 30.3 pontos, foi All-Star pela primeira vez e eleito All-NBA Primeiro Time, tendo uma partida de 57 pontos, e liderando os Hawks em rebotes, roubos de bola e percentual de lance-livre. Nos Playoffs varreram os Pistons na primeira rodada, mas caíram para o Boston Celtics por 4 a 1.
Monstro das enterradas |
Na temporada de 1990 foi mais uma vez All-Star, All-NBA Segundo Time, líder da equipe em rebotes e infelizmente perderam mais uma vez nos Playoffs na primeira rodada. No ano seguinte, Wilkins anotou o recorde da NBA em lances-livres convertidos de forma consecutiva, 23. Ainda nessa temporada, rompeu o tendão de aquiles e perdeu o restante do ano. Em 1993 voltou, melhorando muito seus arremessos de três e sofre outro revés, quebrando o dedo anelar da mão, perdendo 11 jogos. Depois de retornar, foi o segundo da liga em pontuação, com 29.9 pontos de média e mais uma vez varrido na primeira rodada dos Playoffs pelo Bulls.
Rápidas passagens em outras equipes |
Na temporada 1996/97 assinou com os Spurs como agente livre, onde liderou a equipe em pontos com 18.2 de média. Novamente atuou na Europa, na Itália, no Bologna e voltou para o Orlando Magic para encerrar a carreira ao lado de seu irmão Gerald Wilkins.
Wilkins é um dos jogadores mais fortes que já atuou na NBA, enterrava com força e muita velocidade. Sua disputa contra MJ é considerada a melhor da história em campeonatos de enterrada. Mas ele pontuava de outras formas, não era só enterradas. Ele foi 9 x All-Star, 1 x All-NBA Primeiro Time, 4 x All-NBA Segundo Time, Membro do time dos novatos de 1993, Cestinha da loga em 1986, Líder de todos os tempos em pontuação dos Hawks, tem o número 21 aposentado pelos Hawks. Fica aqui nossa lembrança dessa lenda.
Comentários