Histórico nos Cavaliers |
Hoje vamos relembrar a história de um ídolo de um passado não muito distante, de sucesso no Cleveland Cavaliers e com uma passagem no Miami Heat, falaremos do emblemático lituano Zydrunas Ilgauskas.
O pivô de 2,21 metros, que começou a jogar profissionalmente em 1993 no seu país, atuando pelo Atletas Basquetebol Clube, onde teve médias de 20.3 pontos, 12.8 rebotes e 2.8 tocos.
Sua carreira na NBA começou em 1996 quando foi a 20° escolha do Draft, selecionado pelo Cleveland Cavaliers. No começo de sua carreira sofreu com algumas lesões no pé e tornozelo esquerdo, ele passou toda a temporada de 1996/97 na lista de contundidos devido a uma fratura em um osso do pé direito.
MVP do Jogo dos Novatos |
Na temporada seguinte foi All-Rookie Primeiro Time, assinou uma extensão contratual de seis anos com os Cavs e mais uma vez se machucou, atuou em cinco partidas nas duas temporadas seguintes. Ele operou-se em 2000, voltou a jogar de titular e os Cavs venceram 15 de 23 partidas com ele, mas novamente sofreu uma lesão e ficou de fora do restante da temporada. Um duro golpe pro Cavaliers que terminou com um recorde de 30 vitórias e 52 derrotas. Em dezembro de 2001 voltou a jogar, mas atuando como reserva.
Na temporada de 2002/03 Iggy foi selecionado como All-Star com médias de 17.2 pontos e 7.5 rebotes, mas os Cavs terminaram a temporada com o terceiro pior recorde da história da franquia 17-65 e ganhou a escolha número 1 do Draft. A chegada de Lebron James e Drew Gooden formou o núcleo dos Cavs, e Ilgauskas só perdeu 9 jogos ao longo de três anos, sendo All-Star em 2005. Em 2005 assinou por mais 5 temporadas com os Cavs, ele foi o titular incontestável até a chegada de Shaq em 2010, até então os Cavs chegaram as finais da NBA de 2007 e as finis de conferência em 2009.
Uma temporada fora de casa |
Em 2010 ele foi trocado juntamente com uma escolha de primeira rodada em 2010, em uma ação envolvendo três equipes, lhe jogando em Washington. Ele nem chegou a atuar e depois de 30 dias os Cavs lhe recontrataram, em sua volta o ginásio havia sido batizado de "The Z". No final da temporada ele foi para o Miami Heat, influenciado por Lebron James, o Heat chegou as finais da NBA mas caiu para o Dallas Mavericks. Em setembro desse ano se aposentou, alegando querer mais tempo com sua família e devido a fadiga mental e física por conta de tantas lesões.
Reconhecimento |
O grandalhão da Lituânia fez história nos Cavs, teve seu número aposentado, teve médias de 13 pontos, 7.3 rebotes e 1.6 tocos, além de ser o líder de todos os tempos da franquia em jogos, rebotes e tocos e foi 2 x All-Star. Se não fossem as constantes lesões que lhe atrapalharam tanto, Iggy poderia ser um pivô ainda mais espetacular, mas certamente sua carreira foi marcada por sua qualidade técnica e lealdade com os Cavaliers.
Comentários