Lebron fala sobre comparações com MJ |
No basquete da NBA as comparações são tradicionais, antigamente se comparavam jogadores novos ou de futuro promissor com Doctor J., Magic Johnson, e depois que Michael Jordan dominou o mundo do basquete as comparações com ele tornaram-se rotina.
Muitos jogadores foram chamados de "novos Michael Jordan", principalmente Kobe Bryant e Lebron James. Ninguém precisa ser como Mike, ele é incomparável, assim como Kobe, Lebron e tantos outros, cada um tem o seu valor para o basquete e um nível de basquete absurdos.
Lebron que completa 32 anos amanhã, está chegando a idade que Michael Jordan tinha quando voltou a jogar basquete depois de uma pausa de um ano e meio para jogar beisebol. MJ ganhou três títulos consecutivos e foi duas vezes MVP da liga após os 33 anos, apresentando um basquete, que muitos diziam na época, ainda melhor que o anterior a sua aposentadoria.
De acordo com Kyle Forster do The Score, os repórteres questionaram se Lebron estudou ou não Jordan para saber como ele foi capaz de prolongar as suas habilidades e atleticismo que tinha antes de deixar a liga em 1993. O astro dos Cavs respondeu:
"Não, não fiz. Ele era muito mais um pontuador. Nesse ponto, ele fez um monte de trabalho extra (depois dos 30 anos). Nosso jogos são apenas diferentes. Seu corpo é diferente, meu corpo é diferente do dele. Você reconhece o domínio que alguém tem nessa idade, mas não há semelhanças em nossos estilos, em nada". - disse Lebron aos repórteres hoje.
Existem algumas comparações entre os craques que são feitas, mas o fadeway de Jordan é aquela que Lebron vê como mais distinta. Ele comentou: "Não, é diferente. Ele tem muito mais elevação em seu fadeway do que eu, e ele foi capaz de usá-lo como um movimento. Nossos jogos são completamente diferentes".
Lebron disse o que todos já deveriam saber, por mais interessante que seja comparar os grandes nomes da história do basquete é algo complicado de ser feito. Mesmo que sejam atletas da mesma posição, é difícil dizer quem foi melhor, por exemplo entre Shaquille O'Neal e Kareem Abdul-Jabbar, em muitos aspectos são diferentes, mas ambos foram sensacionais na posição de pivô. Nem Jordan é uma unanimidade como o melhor de todos os tempos, pra mim é ele com sobra, mas muitos creditam esse posto a Magic Johnson.
A questão das comparações é o que move o amor pelo esporte, eu vejo assim pelo menos, quando dizem que um cara dos anos 60 era um monstro corro atrás e procuro ver vídeos, ler sobre, estudar o cara. E vejo isso como fundamentel para podermos ter uma opinião formada sobre quem é melhor, pra mim Jordan é o Deus do basquete e Lebron o melhor ala da história, que provavelmente vai bater muitas marcas de MJ, e tomara que o faça, pelo bem do esporte, para sempre ter alguém querendo superar as marcas do outro.
Comentários