Sloan brilhou no Bulls |
Relembramos hoje a carreira de um atleta que virou treinador, e teve sucesso com as duas trajetórias em sua vida. Vamos falar sobre Jerry Sloan, jogador que brilhou pelo Chicago Bulls e teve sucesso como treinador do Utah Jazz.
Jerry Sloan era o caçula de 10 irmãos, criados pela mãe, acordava sempre as 4:30 da manhã para fazer as tarefas da fazenda e depois caminhar por 3,5 km até os treinos de basquete as 7 horas. O esforço foi compensado, ele foi All-State jogando por McLeansboro em 1960.
Na universidade jogou basquete por Eansville de 1962 a 1965. Em 1964 começou sua carreira na NBA quando foi a 19° escolha do Draft pelo Baltimore Bullets, mas ficou de fora da temporada. No Draft de 1965 foi selecionado como a 4° escolha pelos mesmos Bullets, atuou uma temporada com médias de 5.7 pontos e 3.9 rebotes e negociado a franquia nova, Chicago Bulls no ano seguinte. Pelo, Bulls, foi conhecido como The Original Bull, levando a franquia aos Playoffs na sua primeira temporada, e ao primeiro e único título de divisão antes da era Jordan.
Sloan foi um ótimo jogador, um ala armador que podia atuar como ala, com uma qualidade defensiva muito eficaz e que conseguia contribuir no ataque de forma consistente. Infelizmente, por conta de constantes lesões no joelho se aposentou em 1976, após 11 temporadas. Na carreira foi 2 x All-Star, 4 x All-NBA Primeiro Time de Defesa, 2 x All-NBA Segundo Time de Defesa, e uma média de 14 pontos e 7.4 rebotes na carreira, motivos suficientes para ter o seu número #4 aposentado pelo Bulls o primeiro na história da franquia.
Depois de se retirar das quadras, Sloan começou a trilhar outra caminho que seria de sucesso. Trabalhou cinco dias por Eansville, a universidade em que havia jogado, mas depois de cinco dias e na mesma temporada a equipe de basquete e treinadores morreram em um acidente de avião em Eansville. Dois anos mais tarde foi contratado pelo Bulls para fazer scouts, no ano seguinte treinador assistente e na temporada de 1969 treinador principal. Ficou no cargo três temporadas, chegando aos Playoffs em uma.
Hall da Fama coroou sua brilhante carreira |
Sloan foi trabalhar com scouts no Utah Jazz, passou uma temporada como treinador de Eansville, retornou como assistente técnico do Jazz e em 1988 tornou-se treinador principal. Em 22 temporadas com o Utah Jazz, em apenas 3 não levou a franquia aos Playoffs, conquistou 6 campeonatos de divisão, chegou a 2 finais da NBA e teve 10 temporadas com mais de 50 vitórias. Em 2006 atingiu as 1000 vitórias na carreira, tornando-se apenas o quinto a alcançar tal feito e em 2008 atingiu 1000 vitórias como treinador, sendo o primeiro da história a atingir a marca com uma equipe.
Em 2009 foi elegido para o Hall da Fama, em 2001 deixou de trabalhar como treinador, em 2013 começou a trabalhar como conselheiro e consultor de scouts para o Jazz. Em 2014 o Jazz "aposentou" a camiseta 1223, em homenagem ao número de vitórias que obteve com o Utah Jazz.
Sloan teve uma carreira boa, podemos dizer que ainda melhor como treinador, mas de muito amor ao basquete e intensidade. Merecia essa singela homenagem.
Comentários