Sabe o que é blasfêmia? É quando se faz algum ato, ou se diz algo que insulte uma divindade, uma religião. Até então era assim que eram tratados todos os que falavam que algum reles mortal poderia chegar perto do nível de Michael Jordan, mas essa escrita vem sendo mudada aos poucos nos últimos tempos. Quando Lebron James surgiu, começou-se lentamente a pensar na hipótese de Jordan ter alguém a sua altura, no mínimo em igualdade.
Hoje o assunto voltou a tona, durante uma sessão de perguntas e respostas no seu Twitter, Damian Lillard, armador do Portland Trail Blazers, postou em resposta a uma pergunta que Lebron poderia ser melhor considerado o melhor de todos os tempos, melhor que Jordan, mas que isso seria quase impossível de ser reconhecido abertamente.
"Eu não acho que as pessoas possam admitir que alguém é melhor que Jordan, mesmo que elas sejam ..."
Se formos levar em consideração os anéis, Jordan venceria com uma mão atada já que venceu os 6 títulos que disputou e foi o MVP em todas essas séries de finais. Lebron jogou 8 finais, venceu 3 e perdeu 5, é chamado de paneleiro por suas trocas, etc.
Os números nos mostram que Lebron podem sim passar Jordan, em pontos, rebotes e assistências, mas vale lembrar que Jordan jogou por 15 temporadas e Lebron já está na sua 14° e deve jogar pelo menos mais 5 com o físico que possuí.
JOGADOR CARREIRA JOGOS PPJ RPJ APJ PER
Jordan 15 anos 1072 30.1 6.2 5.3 27.9
Lebron 14 anos 1061 27.1 7.3 7 27.6
Estatisticamente, Lebron tem melhores médias em rebotes e assistências, perdendo em pontos por jogo que Jordan lidera na história por média e no PER. Continuo acreditando que Jordan é o melhor de todos os tempos sim, acho pouco provável que Lebron chegue a ser melhor que Jordan, pode ser colocado como segundo melhor talvez. Mas ainda assim, como o próprio Jordan disse em um texto que escrevi mês passado (Deus falou), ele é melhor que Kobe e o Mamba é melhor que Lebron, no momento.
Não sou um fã que não aceito comparações ou algo do tipo, longe disso, essas discussões que movimentam o basquete, mas não consigo ver ninguém com o mesmo nível de basquetebol que Jordan apresentou em toda sua carreira. Pode ser que mude de opinião em alguns anos, mas no momento Jordan é o GOAT.
Comentários