Lenda de Michigan |
Nossa série hoje relembra a carreira de um grande nome do Houston Rockets, atleta de sucesso no basquete e que também foi um grande treinador. Estamos falando de Rudy Tomjanovich, um dos grandes alas da história que teve médias incríveis na NCAA. Não conhece a fera? Vem ler o texto então!
Rudy Tomjanovich é nascido Hamtramck, Michigan, de uma família com ascendência croata, começou a jogar basquete na escola que levava o nome da cidade. Mais tarde jogou basquete na Universidade de Michigan, onde teve grande destaque, foi All-American e All-Big Ten Segundo Time, além de estabelecer o recorde de rebotes da Universidade de Michigan que continua intocável (1039 rebotes). Na carreira universitária teve médias de 25.1 pontos e 14.4 rebotes com 48,1% de aproveitamento.
Sua carreira na NBA começou em 1970 quando foi a segunda escolha do Draft, selecionado pelo San Diego Rockets, também foi selecionado pelo Utah Stars da ABA em 1971 e 1974. Tomjanovich atuou toda a carreira pela equipe dos Rockets, teve uma primeira temporada bem complicada, com pouco tempo de quadra, apenas 13 minutos e médias de 5.3 pontos e 4.9 rebotes. Mas depois disso foi uma carreira sempre em ascensão, foi 5 x All-Star, é o terceiro cestinha da história da franquia, teve na carreira médias de 17.4 pontos e 8.1 rebotes e um aproveitamento de 50,1% dos arremessos.
Infelizmente a maior lembrança de sua carreira foi a grave lesão que sofreu em 1977, quando Kermit Washington lhe deu um soco que quebrou seu maxiliar, rosto e causou lesões na cabeça com risco de morte. O golpe lhe rendeu cinco meses de afastamento das quadras, mas essa lesão acabou acarretando uma aposentadoria precoce aos 30 anos.
Teve uma boa carreira com os Rockets |
Com uma carreira tão consistente por onde passou teve seu número 45 aposentado pelos Rockets e pela Universidade de Michigan. Depois de largar a bola começou a usar a prancheta, e teve ainda mais sucesso, começou como scouteiro dos Rockets por dois anos, em 1983 tornou-se auxiliar técnico. Foi assistente de Bill Fitch e Don Chaney, assumiu como treinador em 1992 quando Chaney renunciou o cargo. Tomjanovich quase levou a equipe aos Playoffs e por conta do bom trabalho foi efetivado.
Na temporada seguinte tornou-se o primeiro treinador a levar uma equipe da loteria para um título de divisão em seu primeiro ano no cargo. Consequentemente nas duas temporadas seguintes foi campeão da NBA (1994-1995), ele tornou os Rockets a única equipe além dos Bulls a ver mais de um campeonato na década de 90. No seu segundo título os Rockets foram a primeira equipe a vencer as quatro equipes com melhor recorde da temporada, sendo eles os sextos colocados.
Rudy T. atuou por onze anos como treinador dos Rockets, é o recordista em vitórias (503) e percentual de vitórias da franquia (56,7%). Treinou a equipe dos EUA no mundial de 1998 sem contar com estrelas da NBA e foi o terceiro colocado, garimpando assim seu lugar como treinador da equipe campeã dos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000. Deixou a profissão por conta de um câncer na temporada 2003/03, retornou para os Lakers em 2004 mas só ficou 41 jogos e saiu por conta do desgaste físico e mental.
Tomjanovich era um treinador de estilo instintivo e intensidade no banco, sempre teve ótima relação com os jogadores e todos veteranos queriam jogar com ele como fizeram Charles Barkley, Scottie Pippen e Clyde Drexler. Ele com toda certeza foi um dos grandes nomes da liga dentro e fora das quaras e merece ser lembrado!
Comentários