Grande nome da UCLA |
Natural de Los Angeles, Goodrich começou a jogar basquete no John T. Francis Polytechnic High School, onde era campeão e liderou a equipe ao título citadino de basquete. Destacou-se nas finais anotando 29 pontos nos três períodos que esteve em quadra, pois fraturou o tornozelo e teve de deixar a quadra.
No basquete universitário, Goodrich declarou que tinha interesse de jogar na USC onde seu pai havia sido uma estrela, mas acabou indo jogar na UCLA por conta de John Wooden e todo interesse que demonstrou no atleta. O que deixava as equipes com desconfiança no atleta era a sua altura, Goodrich tinha 1,85 m quando chegou a NCAA, sendo baixo para os padrões do basquete universitário.
Ainda assim, teve muito sucesso em UCLA, terminou como o cestinha de todos os tempos da universidade e foi membro dos dois primeiros times campeões nacionais. Foi duas vezes All-American e Co-Jogador do Ano em 1965, na final do campeonato desse ano anotou 42 pontos vencendo o favorito Michigan. Goodrich era um competidor tenaz, com muita inteligência, excelente controle de bola e visão de jogo, liderou duas das melhores equipes de basquete universitário da história. Ele jogou por três anos em UCLA, venceu dois títulos em 1963/64 ajudou a universidade a terminar com um recorde de 30-0 e o título, na temporada seguinte foi novamente campeão sendo o destaque da equipe. Nos seus três anos com a UCLA a universidade teve um recorde de 78-11, nos dois títulos foi eleito para a Equipe All-NCAA Torneio, teve médias de 19 pontos e 4.7 rebotes por jogo, terminando seu tempo na UCLA como cestinha de todos os tempos (recorde que foi superado).
Calou os discrentes |
Na temporada de 1968/69 perderam Goodrich para o Phoenix Suns no Draft de expansão da liga, rapidamente tornou-se estrela da franquia e um ídolo dos fãs. Pela primeira vez na história foi titular, nas primeiras 11 partidas ele anotou pelo menos 22 pontos, foi o cestinha da equipe e o sexto cestinha da liga, sétimo em assistências com 6.4 por jogo e junto com 5.4 rebotes. Depois de uma passagem bem sucedida nos Suns foi trocado de volta para os Lakers em 1970, sendo finalmente titular em LA e levando a equipe até as finais de conferência.
Foi lenda no Lakers |
Uma carreira dessas merece ser lembrada.
Comentários