Começo de carreira aos 25 anos |
Hoje nosso texto vai relembrar a carreira da um dos grandes nomes da ABA, mas que quase teve sua carreira interrompida antes de começar por conta de seu envolvimento com um apostador. Roger Brown é uma das lendas do Indiana Pacers, não conhece a fera? Vale a pena a leitura.
Brown uma ala de 1,96 m foi a estrela do basquete no ensino médio, jogando por George W. Wingate High School, do Brooklyn e conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Dayton. Infelizmente, ele foi banido da NCAA e da NBA por ser revelado que enquanto ainda estava no ensino médio ele e seu amigo Connie Hawkins, tinham relação com Jack Molinas, um apostador que estava envolvido em jogos ilegais.
Foi um dos melhores atletas da história da ABA |
Essa proibição vetou sua participação na NCAA e uma carreira profissional na NBA, o jovem atleta continuou jogando basquete nas ligas amadoras de Dayton até 1967 quando assinou com o Indiana Pacers da ABA. Brown foi o primeiro atleta contratado da franquia recém criada e chegou com tudo, aos 25 anos na sua temporada de novato teve médias de 19.6 pontos, 8.5 rebotes e 4.3 assistências com 42,3% de aproveitamento dos arremessos.
Atuou com o Indiana Pacers por oito temporadas, sempre chegando aos Playoffs e sempre melhorando suas médias na reta final do campeonato. Graças a sua ajuda, os Pacers foram três vezes campeões da ABA, Brown teve 5 temporadas com médias superiores a 20 pontos nos Playoffs, sendo a melhor delas a temporada do primeiro título (1969/70) com médias de 28.5 pontos, 10.1 rebotes e 5.6 assistências. Suas médias nos Playoffs são superiores a de sua carreira, são 18.7 pontos, 6.4 rebotes e 3.7 assistências por partida.
Jogou ainda pelo Utah Stars e pelo Memphis Sounds, onde teve médias razoáveis, mas nunca alcançou o mesmo sucesso dos Pacers. Brown foi ainda quatro vezes All-Star e anotou na carreira 10498 pontos, em 1997 foi um dos sete jogadores escolhidos por unanimidade para o Time de todos os tempos da ABA. Em 2013 tronou-se membro do Hall da Fama e é um dos quatro atletas que têm seu número aposentado pela franquia de Indiana (#35). A fera merecia essa lembrança, Roger Brown faleceu em 1997.
Comentários