Uma lenda do ensino médio |
Nossa série continua falando dos grandes nomes da NBA e ABA, hoje vamos relembrar a carreira de John Williamson que fez sucesso na ABA e na NBA, foi um dos grandes alas/armadores da história. Tinha apenas um 1,88 m mas sabia como jogar e tinha um jump mortal. Não conhece a fera? Chega mais.
Williamson começou a jogar basquete no ensino médio na Wilbur Cross High School em New Haven, Connecticut e já mostrava seu potencial na época. Ele ajudou a equipe da escola a chegar a três finais estaduais consecutivas, vencendo as duas primeiras em 1966/67 e 1967/68. Em seu último ano, 1969/70 foi o cestinha do país com 38.7 pontos por jogo, ano em que perderam na semifinal do campeonato estadual. Ainda em seu último ano, Williamson anotou 36 pontos e Hardy 22 quando eles enfrentaram a St. Anthonys Catholic de Washington, que era a n°1 da área metropolitana de DC e TOP 5 do país, vencendo por 74 x 66. O fato engraçado foi que o técnico adversário retirou sua equipe de quadra faltando 2 minutos e meio para o fim da partida, a equipe de Cross era underdog e os adversários não aceitavam a derrota. Nessa temporada Williamson teve nove jogos consecutivos com 40 ou mais pontos.
Grande nome dos Nets nos anos 70 |
Depois de se formar, o ala/armador foi jogar na New México State por dois anos, onde teve médias de 27.2 pontos e 6.3 rebotes por partida. Ganhou o apelido de Super John por conta de seu jump extramente preciso. Sua carreira profissional começou na temporada 1973/74 quando foi selecionado pelo Atlanta Hawks na 96° posição do Draft, mas não ficando na equipe. Assim, ele conseguiu um contratado como agente livre na ABA, com o New York Nets e já chegou voando na liga. Como novato não demorou muito para se tornar um titular da equipe, em sua primeira temporada teve médias de 14.5 pontos, 3.2 assistências e 2.8 rebotes com 49,1% de aproveitamento de seus arremessos. Os Nets melhoraram muito quando ele tornou-se titular, tanto que foram campeões da ABA e Williamson teve médias de 11.9 pontos, 3.3 rebotes e 2.9 assistências por partida.
Obviamente ele foi selecionado para a Primeira Equipe de Novatos, se manteve como um grande atleta sempre melhorando suas médias. Na sua terceira temporada com a equipe conquistou seu segundo título, sendo fundamental para a vitória da série. No jogo 6 ele anotou 28 pontos, sendo 16 deles no último período e junto com Doctor J. que anotou 31, conseguiram tirar uma diferença de 22 pontos e sagrarem-se campeões da ABA novamente. Em sua quarta temporada teve médias de 23.7 pontos, 3 rebotes e 2.9 assistências, as melhores de sua carreira, sendo trocado para os Pacers no meio da temporada e retornando para os Nets.
Ele jogou suas duas últimas temporadas com o Washington Bullets e apesar de ter apenas 29 anos, nunca mais conseguiu retornar a NBA por questões contratuais e dificuldades de manter-se em forma para jogar. Em 1982 ele jogou na CBA pelo Las Vegas Silver como tentativa de voltar a NBA, mas nunca recebeu uma proposta.
Williamson é detentor de vários recordes dos Nets, como por exemplo o maior número de lances-livres tentados em um jogo (24), terminou sua carreira com médias de 17.5 pontos, 2.8 assistências e 2.5 rebotes, sendo 2 X Campeão da ABA e teve o seu número 23 aposentado pela franquia (atual Brooklyn Nets).
Comentários