Dick McGuire um dos grandes Knicks da história |
Nossa série continua falando sobre os grandes nomes do passado da NBA, hoje relembramos a carreira de Richard "Dick" Joseph McGuire, um grande nome da liga nos anos 50, um armador de visão de jogo muito a frente de sua época. Não conhece a fera? Então chega mais.
Dick começou a jogar basquete ainda na escola, foi atleta em La Salle Academy em New York. McGuire foi um dos grandes do basquete na década de 50, antes de ingressar na NBA jogou basquete por St. John's na NCAA durante quatro temporadas. Na época apenas as estatísticas de pontuação eram computadas e suas médias foram evoluindo a cada ano 6.6, 7.8, 10.1 e 12.6, atuando em 83 partidas, foi duas vezes eleito o melhor jogador universitário da região metropolitana de New York.
Sua carreira profissional começou em 1949, quando foi o 7° escolhido do Draft pelo New York Knicks, passou oito temporadas com o New York Knicks e logo em sua primeira temporada já foi o líder da liga em assistências com 5.7 por jogo (386), um recorde da liga. McGuire foi um dos grandes nomes da liga, tinha muita habilidade, visão de jogo e inteligência, em suas onze temporadas na liga em dez delas esteve entre os dez melhores atletas da liga.
Atuou também como treinador |
Depois de seus oito anos com os Knicks foi jogar para o Detroit Pistons, sempre mantendo sua qualidade de jogo e as mesmas médias. Em sua última temporada (1959/60) atuou como jogador e treinador, depois de deixar as quadras seguiu mais três temporadas com os Pistons como técnico. Em 1965 voltou para os Knicks como treinador, teve um recorde de 197-260. Dick faleceu em 2010 ainda trabalhando para os Knicks como consultor sênior.
Um outro fato marcante é que seu irmão Al foi uma figura proeminente no basquete, ele foi treinador de Marquette campeão da NCAA. Ambos são os únicos irmãos que fazem parte do Hall da Fama do Basquete.
Dick McGuire teve médias de 8 pontos, 5.7 assistências e 4.2 rebotes, foi 7 x All-Star, 1 x All-NBA Segundo Time, 1 x líder de assistências (1950), teve o número 15 aposentado em sua homenagem e é membro do Hall da Fama do basquete e da NCAA. Foi um dos grandes armadores da década de 50 e um dos melhores jogadores de sua época, fica aqui nossa lembrança.
Comentários