Rick Pitino poderia voltar para a NBA? |
Rick Pitino pode estar perto de treinar uma equipe da NBA, o treinador já declarou seu interesse em retornar a treinar na liga profissional. Em entrevista a Adrian Wojnarowski na ESPN disse:
"Eu só quero fazer parte de uma organização. Quero desenvolver jovens jogadores, fazer parte de um time. Eu sinto muita falta disso. Estou usando esse tempo para realmente estudar a NBA. Se tivesse uma vaga em uma equipe jovem, eu teria muito interesse nisso. Acho que a liga vai ficar mais jovem e o desenvolvimento dos jogadores se tornará ainda mais importante para todas as organizações. Esse é o meu ponto forte, acredito que posso ajudar alguma franquia a encontrar um caminho para o sucesso".
Pitino, 66 anos, contratou Drew Rosenhaus para ser seu agente enquanto ele procura emprego na NBA depois de 17 anos, de sua passagem pelo Boston Celtics. A carreira do treinador se estendeu pelas quadras da NCAA e da NBA, na faculdade treinou Hawaii, Boston, Providence, Kentucky e Louisville, com um recorde de 770-221. Foi campeão em 1995/96 com Kentucky e 2012/13 com Louisville.
Em outubro de 2017 o tempo de Pitino em Louisville chegou ao fim, em função de investigações sobre pagamentos para um atleta, Brian Bowen, feitos pelo programa da universidade. Pitino atuou na NBA como assistente técnico dos Knicks entre 1983 e 85, antes de ser o treinador principal em 87. Foram duas temporadas chegando aos Playoffs com um recorde de 90-74.Retornou então para a NCAA e depois voltou para NBA, dessa vez com os Celtics por duas temporadas, atingindo um recorde de 102-146 sem chegar a pós temporada.
Como Wojnarowski disse Pitino teria um obstacúlo maior para superar fora das quadras, a questão de seu ego que não se pode ter certea do quanto ele colaborará com uma franquia em crescimento. Em contrapartida, ninguém dúvida de sua capacidade no desenvolvimento de jovens jogadores e torná-los competitivos em quadra.
Puramente como treinador Pitino têm vaga na NBA, mas considerando o que foi exposto e a sua saída de Louisville, um retorno para liga é algo longe no momento.
Comentários