Zion, uma nova lenda ou um novo bust? |
Para quem acompanha o basquete as primeiras escolhas do Draft sempre são cheias de pompa, esperança, incertezas e muita cobertura da mídia. Mas é bem verdade que a última vez que alguém foi tão cobiçado foi lá em 2003, um tal Lebron James chamava a atenção de todos, dessa vez a escrita está se repetindo com o jovem Zion Williamson.
O garoto de apenas 18 anos já é comparado com Lebron James, e dominou o basquete no ensino médio e na NCAA (nem tanto) de maneira absurda, sendo o grande nome do país em toda sua trajetória por Spartanburg. Absurdamente o jovem atleta dominava todos seus adversários, era como ver um adulto jogando com crianças tamanha superioridade física do atleta, contra atletas de qualquer posição.
Zion é um talento natural, uma besta que sabe jogar basquete, com um atleticismo fora do comum é um bodybuilder que consegue deslocar-se na quadra com delicadeza e sagacidade. No alto de seus 2,01 m e 129 kg, Zion parece uma montanha, origem inclusive de seu nome que em inglês é como é chamado o Monte Sião em Jerusalém. Imagina uma montanha de 129 quilos correndo em sua direção para uma enterrada, não deve ser nada legal.
O jovem atleta teve médias absurdas no ensino médio, nos seus quatro anos obteve 32 pontos, 72,3% de aproveitamento dos arremessos, 11.3 rebotes, 3 roubos de bola, 2.9 tocos e apenas 2 erros por partida. Por Duke teve boas médias, onde muitas pessoas já questionavam suas qualidades conseguiu 22.6 pontos, 8.9 rebotes, 2.1 assistências, 2.1 roubos de bola, 1.8 tocos, 2.4 erros e 68% de aproveitamento dos arremessos. O ala ganhou todos prêmios possíveis, Naismith, Wooden, Jogador do Ano da ACC, MVP do Torneio ACC, Time de Defesa da ACC, Novato do ano da ACC, All-Novatos ACC.
Alguma dúvida de que ele seria a escolha número um do Draft? Zion agora chega para começar a sua era, se ele conseguir manter o seu basquete e melhor aspectos que ainda necessita, como seu jump e aproveitamento nas bolas de três, sinceramente, acredito que veremos a história ser refeita mais uma vez. Olhando na liga, os atletas que podem parar a explosividade de Zion são os pivôs fortes como DeAndre Jordan, Drummond e Cousins, mas que são muito menos ágeis e rápidos que o novato, levando vantagem somente na força física.
Zion deve provar que é a estrela que todos pensam e já tem a dura missão de substituir AD nos Pelicans, mas com todas as qualidades que possuí e com o quanto pode evoluir certamente presenciaremos algo grande na NBA, uma grande lenda ou um grande bust.
Comentários