LENDAS SÃO ETERNAS |
O que caracteriza uma lenda? Se procurarmos no google é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. Pode ser fantástico ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com irreais que são meramente produto da imaginação. Uma lenda pode ser verdadeira também, o que é muito importante.
Então sabemos que nos esportes existem muitas lendas, certamente Kobe Bryant foi uma delas. Como uma boa lenda, trago abaixo alguns dos grandes feitos de sua carreira e o que lhe consolidam como uma lenda, a maior que já vimos nos anos 2000.
Começando pela maior marca pessoal da sua carreira, dia 22 de janeiro de 2006, 81 pontos contra o Toronto Raptors em uma vitória por 122 a 104. Em seus 42 minutos em quadra, Kobe acertou 28 dos 46 arremessos que tentou, 18 lances livres e o mais incrível, 27 pontos no terceiro período e 28 no último período. Praticamente uma atuação de quem joga 2K ou NBA Live, a segunda maior pontuação da história atrás apenas dos 100 pontos de Chamberlain, sua média nessa temporada foi de 35.4 pontos e esse jogo foi a cereja no bolo da temporada, sem contar que ele não foi o MVP da temporada.
Quantos períodos um jogador precisa pra fazer 60 pontos? Kobe precisou de apenas três em 2005 contra o Dallas Mavericks, e o mais incrível fez isso com 31 arremessos em apenas 32 minutos. Ele não jogou no último quarto e outro fato absurdo, naquele momento Kobe tinha 62 pontos e os Mavericks 61.
Ser campeão da NBA cinco vezes é algo incrível. Sabemos que nos três primeiros com Shaq, o ala não era a estrela, mas nos dois seguintes (2009/2010) ele foi o dono do time. Mas realmente seu maior feito em finais foi o jogo sete de 2010, estatisticamente ele não foi impressionante foram 23 pontos em 6 arremessos de 24, com 15 rebotes. Mas ele conseguiu conduzir a equipe por uma das grandes séries de finais dos últimos anos, chegando ao segundo MVP de finais consecutivo com uma média de 28.6 pontos.
Esse feito pra mim é o mais fantástico que já vi nos esportes, em um jogo muito disputado em 2013 contra os Warriors, Kobe caiu no chão e sentiu muita dor em seu tornozelo esquerdo. Havia rompido seu tendão de Aquiles, ainda assim, permaneceu em quadra e converteu seus dois lances-livres pra empatar o jogo em 109, antes de ir para os vestiários. Essa é a maior prova de ser uma lenda, suportar uma dor intensa em prol da equipe.
Mentalidade da Mamba Negra, quem não lembra de Kobe parado em frente a Matt Barnes que iria cobrar um fundo bola. O jogador do Magic finge que vai acertar Kobe com a Bola, e o Mamba nem se quer pisca, isso só solidificou que sua personalidade era inabalável e que não temia nada.
Agora vamos pensar, quantos atletas já venceram um Oscar? Somente o Kobe, em 2018 ele venceu a premiação de melhor curta de animação escrito e narrado pelo próprio jogador. O curta foi baseado em um poema que o atleta escreveu em 2015, no Players Tribune falando sobre seu amor pelo jogo e porque optou por se aposentar.
E o melhor ficou para o fim. Poucos atletas conseguem se aposentar com um jogo memorável, mas Kobe sim conseguiu isso. Kobe já não era mais o mesmo desde sua lesão no tendão, nas últimas temporadas não conseguiram chegar aos Playoffs, 2016 era seu último ano e o melhor ficou guardado para o fim. Último jogo da sua vida em casa, onde jogou 20 anos, com vários torcedores lá, estádio lotado, muitas celebridades e amigos e o incrível aconteceu. 60 pontos no Staples Center mostrando toda sua tenacidade, resistência e talento que lhe tornaram um dos maiores da história da NBA.
Eu não tinha tido coragem de fazer um texto pra ti homenagear, muito obrigado por tudo Kobe, seu legado jamais será esquecido. As lendas são imortais!
Comentários