Tatum e Brown são o futuro/presente dos Celtics |
A NBA é feita de novas histórias, novas promessas, o próximo Kobe, Jordan ou LeBron, os jovens que fazem a história das franquias se manterem pelo tempo. Então atualmente na liga, quais elencos jovens são os melhores?
O Bleacher Report, postou hoje um texto sobre o assunto e resolvi elencar os meus três favoritos, tendo em vista o potencial dos atletas jovens (25 anos no máximo) e o quanto ainda podem evoluir juntamente com suas franquias.
3. New Orleans Pelicans: elenco jovem: Zion Williamson (20), Brandon Ingram (23), Lonzo Ball (23), Nickeil Alexander-Walker (22), Kira Lewis Jr. (19), Jaxson Hayes (20). Somente os nomes de Ingram e Zion já colocariam essa franquia entre as 10 melhores, mas quando soma-se a isso jovens com potencial para evoluir e mais importante, tempo de quadra os Pelicans se tornam uma franquia admirável.
As trocas que foram feita dificultaram um pouco as coisas, Zion tem sofrido para jogar ao lado de Bledsoe, assim como Adamas e Zion juntos não tem sido a defesa que todos esperavam e no ataque é a mesma história. Mas então porque eu os coloco em terceiro?
Os Pelicans são uma franquia com seis jovens atletas promissores, sendo que dois deles são titulares absolutos (Zion e Ingram), Lonzo é um exímio defensor e está evoluindo seu arremesso, Hayes será um dos grandes pivôs da liga e defensivamente será um animal. O potencial está aqui, só cabe a Van Gundy conseguir lapidar.
2. Phoenix Suns: elenco jovem: Devin Booker (24), Deandre Ayton (22), Mikal Bridges (24), Cameron Johnson (24), Jalen Smith (20). Além de ter um elenco jovem mais experiente, os Suns já demonstram ser uma boa equipe na Conferência Oeste, nitidamente a mais forte da liga, e de quebra ainda possuem CP3 e Crowder pra ajudar a molecada a desenvolver seu jogo por completo.
Além dos veteranos que estão certamente puxando ao máximo os jovens, o talento nato destes garotos se provou naquele 8-0 na bolha da temporada passada. Devin Booker se mostrou merecedor de ser All-Star, certamente vai disputar prêmios individuais nessa temporada. DeAndre Ayton é uma máquina de duplo-duplos nessa temporada, juntamente com CP3 terá uma evolução monstruosa no ataque. Mikal Bridges briga pra ser o MIP nessa temporada, evoluindo ofensivamente e somando-se a toda sua qualidade na defesa.
Cameron Johnson evoluiu rapidamente seu jogo, passando de um atleta unidimensional para importante peça da rotação. O novato Jalen Smith mal jogou por conta de sua lesão no tornozelo e os protocolos de saúde e segurança da liga, a jovem promessa não pode ser desenvolvida ainda.
Mesmo que CP3 tenha 35 anos, e não vá jogar toda a vida, seus tempos nos Suns vão alavancar o patamar da franquia e desses jovens para que possam seguir sem ele nos Playoffs.
1. Boston Celtics: jovem elenco: Jayson Tatum (22), Jaylen Brown (24), Payton Pritchard (22), Grant Williams (22), Aaron Nesmith (21), Romeo Langford (21). Os dois primeiros nomes da lista já consolidam a primeira posição, Brown e Tatum são os donos da franquia, mesmo que tenham Kemba Walker, os jovens são as peças centrais da equipe.
Realmente, os Celtics tinham um problema de garrafão que foi parcialmente ajeitado com a chegada de Thompson, mas mesmo assim são o quarto colocado na Conferência Leste graças a Tatum e Brown. Juntos têm média de 52.7 pontos, 41,6% de aproveitamento nas bolas de três e são uma das melhores, senão melhor, dupla de defensores do perímetro.
Pritchard tem se mostrado muito eficiente quando requisitado, inclusive vencendo partidas no último lance. Williams se provou como um exímio defensor, provando que pode jogar de pivô numa formação de small-ball, Langford e Nesmith estão procurando seu espaço, mas ainda é cedo para se desistir do potencial deles.
Contando com Brown e Tatum os Celtics sempre terão um lugar na disputa por algo maior, mas se esse núcleo jovem conseguir evoluir com a mesma qualidade que os dois, na próxima década a NBA pode ser pintada de verde e branco.
Comentários