Tem gente que confia muito em si mesmo, o exemplo maior no momento é Draymond Green, o ala/pivô dos Warriors se auto intitulou como o melhor defensor da história. O atleta fez a afirmação no Podcast Dubs Talk, onde disse: "Acho que sou o melhor defensor que já jogou na NBA. Eu defendo isso, eu me colocaria contra qualquer um".
Green foi o defensor do ano na temporada 2016/17 e foi nomeado para All-Time de Defesa cinco vezes, sendo três vezes na primeira equipe. O jogador de 31 anos acredita que sua defesa é ainda melhor do que seu currículo comprova.
Podemos elencar os principais defensores da história, aqueles que protegiam muito bem o aro como Bill Russell, Dikembe Mutombo e Hakeem Olajuwon ou os que acumulavam muitos roubos de bola como Michael Jordan ou Gary Payton. Green é consistente nas duas áreas, tem médias na carreira de 1.4 roubos de bola e 1 toco.
Apesar de não ter nenhuma vantagem física, Green acredita que suas habilidades compensam: "Acredito que quando você olha para as coisas que fazem um bom defensor: tempo de reação, resistência, capacidade de ler a jogada, e o mais importante saber finalizar uma posse defensiva, você tem que pegar rebotes, e eu acho que pego rebotes muito bem. Quando vejo as facetas que constituem a defesa, penso que sou excelente em todas elas".
Os números rebatem as falas de Green, já que ele tem 30.87 win/share defensivos é o 212° na história como aponta o Basketball Reference.
Obviamente Green não é o melhor defensor da história, o melhor reboteiro é Dennis Rodman, melhor defensor de garrafão é Mutombo e melhor defensor do perímetro é Gary Payton. Green tem muito que melhorar no jogo defensivo pra poder entrar nessa seleta lista dos maiores defensores da história.
Comentários