Pular para o conteúdo principal

Renovação constante é a solução


A novidade dos preparativos para o pré-olímpico é a forma de convocação e definição do time americano. Após anos de muitas e necessárias negociações para que atletas da NBA integrassem a seleção norte-americana, neste ano tivemos 17 atletas submetendo-se a um acampamento pré-seletivo, como nos tempos de draft ou de universitários. Atletas conhecidos mundialmente, como Jason Kidd (New Jersey Nets), Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), Carmelo Anthony (Denver Nuggets) e LeBron James (Cleveland Cavaliers), se encontraram na sexta-feira e no sábado (20 e 21/8) submetendo-se a avaliação de técnicos como se estivessem em busca de um lugar, de uma oportunidade e de um pouco de adrenalina. Seria o charme da olimpíada que mobiliza tal participação?

Paralelo a isso, três seleções universitárias disputam competições pelo mundo: na Sérvia, universitários na faixa dos 19 anos disputaram e tornaram-se vice-campeões mundiais na categoria; no Rio de Janeiro a seleção universitária feminina disputa o Pan-Americano e faz a final com o Brasil na tarde hoje, enquanto a masculina se prepara para o início em 25/7. Os astros da NBA, 17 deles, buscam um lugar para jogar o pré-olímpico das Américas e objetivam garantir os Estados Unidos em Pequim 2008.
Enquanto isso, na terra brasilis, uma seleção universitária composta de 18 pré-selecionados, treinada pelo novo Assistente-Técnico da Universidade de São Diego (www.sandiego.edu), o brasileiro Walter Roese, orienta os treinamentos quase que incógnito no Esporte Clube Pinheiros para a Universíade 2007 (http://www.bangkok2007.com/intro/index.html), de 8 a 18 de agosto em Bangkok, Tailândia. Uma seleção composta por jogadores de vários cantos do país, contém em seu grupo dois jogadores do basquete universitário americano, um jogador da seleção principal (Murilo, será que vai ir à universíade?) e outros tantos que jogam no basquete nacional. O que há de relevante nisso? É que parece existir uma caminhada para fortalecer o basquete universitário, o que levaria a uma renovação qualificada e constante.
Hoje a seleção principal enfrenta desafios para manter os atletas de maior destaque presentes nas competições oficiais da CBB, casos de Nenê, Varejão, Leandrinho, Rafael “Baby” Araújo e Tiago Spliter, jogadores da NBA que, por motivos diversos, participarão apenas do pré-olímpico. Mesmo que o trabalho com as seleções de base sempre envolvam no treinamento entre 20 e 23 atletas por categoria — mostrando uma preocupação com a renovação e com a permanência desses talentos no basquete — muitos estão partindo ainda jovens para Europa e basquete universitário americano, deixando uma lacuna na renovação e dificultando a massificação do basquete no país.
Então, o processo de renovação precisa ser concretizado em novos e diferentes pólos por todo o Brasil, principalmente nas maiores cidades localizadas no interior dos estados brasileiros, seguindo o exemplo de Franca, Uberlândia e Joinville que possuem equipes adultas em competições nacionais e desconsiderando as ações temporárias, como as de Ribeirão Preto (COC) e Torres (ULBRA). Existem, no país, cidades com potencial para serem pólos regionais. Também existem universidades querendo investir no esporte universitário, como forma de marketing/merchadising, mas que buscam seriedade nos eventos universitários. Nesse âmbito, a atuação das universidades federais é pequeno, destacando-se as particulares. Mas é justamente nas universidades federais que podemos ter o desenvolvimento do esporte universitário e de projetos de extensão que atendam as comunidades onde estão instaladas, com uma infra-estrutura adequada e completa, com profissionais da saúde e acadêmicos estagiários.
Para alcançar esse simples objetivo é preciso um projeto, uma aproximação entre instituições, a busca conjunta de patrocinadores, enfim, ações para o desenvolvimento do basquete que pense no Brasil continental e não no Brasil/sudeste.
Atletas que participaram do mini-camp em Las Vegas
Carmelo Anthony (Denver Nuggets); Shane Battier (Houston Rockets); Chauncey Billups (Detroit Pistons); Chris Bosh (Toronto Raptors); Kobe Bryant (Los Angeles Lakers); Tyson Chandler (New Orleans Hornets); Kevin Durant (Seattle SuperSonics); Kirk Hinrich (Chicago Bulls); Dwight Howard (Orlando Magic); LeBron James (Cleveland Cavaliers); Jason Kidd (New Jersey Nets); Mike Miller (Memphis Grizzlies); Tayshaun Prince (Detroit Pistons); Michael Redd (Milwaukee Bucks); J.J. Redick (Orlando Magic); Amaré Stoudemire (Phoenix Suns); and Deron Williams (Utah Jazz). O técnico é Mike Krzyzewski (Duke University), com os seguintes assistentes: Jim Boeheim (Syracuse University - N.Y.), Mike D’Antoni (Phoenix Suns) e Nate McMillan (Portland Trail Blazers). Mal eles, não acham?
Seleção Brasileira para o Pan Rio 2007
Marcelo Magalhães Machado (Marcelinho), Welington Reginaldo dos Santos (Nezinho), Murilo Becker da Rosa (Murilo), Marcus Vinícius Urban Toledo dos Reis (Marcus), Marcelo Tieppo Huertas (Marcelo Huertas), Valter Apolinário da Silva (Valtinho), Alex Ribeiro Garcia (Alex), Guilherme Frantz Teichmann (Teichmann), Caio Aparecido da Silveira Torres (Caio), João Paulo Lopes Batista (João Paulo), Marcus Vinícius Vieira de Sousa (Marquinhos), Paulo Sérgio Prestes (Paulão) substituindo Rafael Hettsheimeir que foi dispensado por lesão. O Técnico é Aluísio Elias Ferreira Xavier (Lula), Assistentes-técnicos Flávio Davis Furtado e Jorge Guerra (Guerrinha) e o Preparador-físico é Clóvis Alberto Francisco.
Seleção Masculina dos EUA para o Pan Rio 2007
Joey Dorsey (Memphis), Wayne Ellington (North Carolina), Shan Foster (Vanderbilt), James Gist (Maryland.), Roy Hibbert (Georgetown), Maarty Leunen (Oregon), Derrick Low (Washington State), Eric Maynor (Virginia Commonwealth), Drew Neitzel (Michigan State), Scottie Reynolds (Villanova), Kyle Weaver (Washington State), D.J. White (Indiana). O Técnico é Jay Wright (Villanova University). Os Assistentes-técnicos são Mark Gottfried (University of Alabama) e James Jones (Yale University).

Comentários

Suzana Gutierrez disse…
Oi Alex

Fostes premiado:

Blog com Tomates.

Agora é tua vez de passar adiante o Prêmio, escolhendo outros 5 blogs.

abraço!

Suzana
Suzana Gutierrez disse…
O link ficou errado :)

é uma brincadeira que serve para reunir blogueiros em rede. Aqui vai o link certo:

Blog Com Tomates
abraço!
Anônimo disse…
professor gosto do que o senhor fala do basquete aqui... vlw

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete