Pular para o conteúdo principal

Manda quem pode, obedece quem tem juízo


“Chega sempre a hora em que não basta protestar:
após a filosofia, a ação é indispensável”.
(Vitor Hugo)
Estamos as vésperas do pré-olímpico e nossas ações direcionam-se mais como torcedores do que como críticos e técnico. Certamente farei minhas avaliações dos jogos, destacarei as filosofias de jogo adotadas pelas diferentes seleções e crescerei com isso. Meu trabalho evoluirá com isso.
Entretanto, o que me faz escrever hoje é a seleção gaúcha infanto-juvenil que disputará a Divisão Especial dos Campeonatos Brasileiros de Base da CBB. Já na convocação para o Grupo 4, realizado em Caxias do Sul, fui surpreendido com a não convocação de um atleta do Pelotas Basketball Clube. Minha primeira reação foi de indignação, mas contive meu ímpeto e fiz contato com a Federação local e com o técnico da equipe. Na segunda ligação consegui que o atleta fosse “convocado” para treinar na segunda fase de treinamentos, mas sem ter seu nome citado na convocação. Em benefício do atleta aceitei essa situação ridícula, sabendo que ele não permaneceria no grupo. Estava claro que o Grêmio Náutico União ficaria com 7 ou 8 vagas da seleção, mesmo que tenhamos tido outras equipes na competição de 2006 e até atletas que não disputaram o estadual de 2006 estivessem na relação final.

Bem, minha responsabilidade na não convocação do atleta em questão é por não ter participado da reunião da Federação Gaúcha em março de 2007. O motivo era a falta de recursos para manter uma equipe no estadual deste ano. Entretanto, essa é uma desculpa, pois o atleta que me refiro é o cestinha do campeonato estadual de 2006, categoria cadete, imediatamente abaixo da infanto-juvenil. Ou seja, se existe um processo de estatística na FGB, se ele é divulgado no site da federação, se os atletas que são cestinhas em um ano permanecem no site da federação durante todo o ano seguinte (http://www.basquetegaucho.com.br/destaques.htm), se os atletas mantém o vínculo federativo um ano após participarem de competições oficiais, não existe explicação para a não inclusão de Gustavo Marçal Schmidt Garcia MOREIRA na seleção gaúcha infanto-juvenil de 2007.
Vários técnicos podem argumentar que pontuar não é único recurso avaliado, mas deveriam lembrar que pontuou contra duas equipes do próprio Grêmio Náutico União, contra Corinthians de Santa Cruz do Sul, contra Recreio da Juventude e que os atletas dessas equipes não conseguiram pará-lo, com forte marcação ou mesmo com faltas, pois convertia os lances livres e, quando defendia, conquistava jogo após jogo várias faltas de ataque dos adversários, pois o posicionamento defensivo correto, a dedicação e esforço do atleta são incontestáveis. Claro, isso pode ser visualizado nas súmulas, nos scouts e para as faltas cavadas a la Varejão temos as gravações dos jogos da fase de Pelotas.
Portanto, o poderio econômico dita as regras e a liberdade e autonomia concedida pelo presidente da Federação Gaúcha aos técnicos acaba sendo utilizada em benefício próprio ou dos clubes que esses técnicos pertencem. Assim perdemos mais atletas para outros estados ou para o estudo, pois o feedback é desestimulante ao não terem seus esforços e conquistas reconhecidas. O segundo cestinha, um jogador espetacular, fez 261 pontos em 14 jogos, média de 18,64 pontos.
Tenho tido na Federação Gaúcha de Basketball, na pessoa do seu presidente, uma grande aliada em projetos locais e ao disputar o estadual de 2006 e parte do de 2005. Por isso afirmo que essa é uma política que não parte da instituição, mas é administrada pelos clubes que detém o maior poder econômico, a maior infra-estrutura e são históricos no basquete gaúcho. Não somos reféns desses clubes, muito menos de meus colegas de profissão (educadores) e vou continuar protestado por convocações que considerar justa. Assim como protestei o corte de Douglas Kurtz da seleção gaúcha juvenil de 2005 quando ocorreu uma troca de técnico e assumiu justamente aquele com quem havia se atritado em 2004. Ou seja, apesar do ótimo campeonato que vinha fazendo, foi preterido por vingança pessoal, concretizada através de uma seleção gaúcha. Isso é complicado. Se o mérito não servir no esporte, então para que serve o esporte?
Abaixo dados do Gustavo MOREIRA de 2006, em duas categorias (na dele e na de cima), em competições da FGB, com média, aquela época, superior a de grande parte dos dez cestinhas de 2007. Enquanto isso ele participa de jogos locais e regionais, jogando uma competição denominada Circuito Sub-20 e torneios adultos. Qual a pontuação obtida? Veja:
2006
CATEGORIA
PONTUAÇÃO
Nº DE JOGOS
MÉDIA
Cadete (15 anos)
311 pontos
12
25,92
Infanto-juvenil (16 anos)
157 pontos
13
12,07
TOTAL
468 pontos
25
18,72
ADVERSÁRIO
DATA
PONTOS
G. N. União A (Sede Santa Cruz do Sul)
13/maio/2006
36
G. N. União B (Sede Santa Cruz do Sul)
13/maio/2006
25
Corinthians S. C. (Sede Santa Cruz do Sul)
14/maio/2006
13
Recreio da Juventude (em Caxias do Sul referente a Sede de Santa Cruz do Sul)
02/junho/2006
27
G. N. União A (Sede Pelotas)
11/agosto/2006
20
G. N. União B (Sede Pelotas)
12/agosto/2006
28
Corinthians S. C. (Sede Pelotas)
13/agosto/2006
17
Recreio da Juventude (Sede Pelotas)
13/agosto/2006
28
Corinthians S. C. (Sede Porto Alegre)
13/outubro/2006
22
G. N. União B (Sede Porto Alegre)
14/outubro/2006
23
Recreio da Juventude (Sede Porto Alegre)
15/outubro/2006
33
G. N. União A (Sede Porto Alegre)
15/outubro/2006
31
2007
CATEGORIA
PONTUAÇÃO
Nº DE JOGOS
MÉDIA
Adulto – Livre
(Citadino da Liga)
129 pontos
08
16,12
Adulto – Livre
Torneio FENADOCE – Prefeitura
33
03
11,00
Circuito Sub-20
45
03
15,00
TOTAL
207 pontos
14
14,78
---------------- Now playing: Apesar de você 1970 via FoxyTunes

Comentários

João Niederauer disse…
CARO COLEGA EDUCADOR CARLOS ALEX,FOI COM MUITA SURPRESA QUE AO LER TEU BLOG VI MINHA PESSOA SENDO CITADA ANONIMAMENTE PARA O PÚBLICO EM GERAL ,MAS PARA OS AMANTES DO BASQUETE TODOS SABEM QUE O RÉCNICO DESTA SELEÇÃO FUI EU:JOÃO NIEDERAUER. NAO ENTENDO COMO TU PODES TER TANTA CERTEZA DE QUE FOI VINGANÇA,JÁ QUE CONVIVEU COMIGO UM BOM TEMPO,CLARO QUE ESTA PODE SER A TUA OPINIÃO,MAS É A TUA OPINIÃO E VOU RESPEITÁ-LA MAS NÃO VOU ACEITÁ-LA.LEMBRASSES BEM QUANDO FALASSES QUE A TUA EQUIPE NÃO TERMINOU O CAMPEONATO TIVESSES PROBLEMAS COM A FEDERAÇÃO.LEMBRA QUANDO ME TELEFONOU PARA ADIARMOS POR VÁRIAS VEZES O NOSSO JOGO E MESMO SABENDO QUE EU PODERIA SER PREJUDICADO. POIS ADIAMOS O NOSSO JOGO ALGUMAS VEZES.ADIEI EM RESPEITO AO TEU TRABALHO E AO TEU ESFORÇO POIS SEMPRE ACHEI QUE PRECISAMOS DE PESSOA ASSIM COMO TU PARA O NOSSO BASQUETE CRESCER,MESMO QUANDO ME ERA SOLICITADO PARA NÃO ADIAR MAIS OS JOGOS ,ENTÃO EU NÃO COMPREENDO COMO PODES DEDUZIR QUE PODERIA ME VINGAR DO DOUGLAS .PRIMEIRO SE FOSSE ESSE CARA VINGATIVO NÃO TERIA LIBERADO ELE PARA O TEU TIME MESMO SABENDO QUE NAS FÉRIAS DAQUELE ANO ELE FOI SE OFERECER PARAO TIME DE STA CRUZ,MESMO DEPOIS DE 30 TELEFONEMAS QUE ELE SEQUER TEVE A CAPACIDADE DE RETORNAR AO MENOS PARA ME DIZER QUE NÃO QUERIA MAIS JOGAR COMIGO.SÓMENTE DEPOIS DE TANTO INSISTIR FOI QUE A MÃE DELE ME DISSE QUE NÃO QUERIA MAIS JOGAR BASQUETE.DEDUZI ENTÃO QUE SÓ PODERIA SER POR CAUSA DO JOGOS DA JUVENTUDE AONDE REALMENTE NOS DESENTENDEMOS,EU ERREI,MAS LOGO APÓS O JOGO CONVERSEI COM ELE E PARA MIM O ASSUNTO ESTAVA ENCERRADO JÁ QUE ELE MESMO ACEITOU AS MINHAS DESCULPAS.SÓ PARA LEMBRAR O DOUGLAS FEZ UM TESTE COMIGO NO UNIÃO EU QUE O APROVEI PARA JOGAR LÁ,EU OCONVOQUEI PARA 3 SELEÇÕES AONDE FOMOS CAMPEÕES BRASILEIROS DA 2ª DIVISÃO,VICE DA ESPECIAL E VICE DA 2ª DIVISÃO DOS JOGOS DA JUVENTUDE,PERDENDO PARA O CEARÁ A PROPOSITO NESTE JOGO PEDI TEMPO PARA FAZERMOS UMA JOGADA DECISIVA NO FINAL DO JOGO NA SELEÇÃO TINHAMOS NICOLAS,TIAGO JABUR JOGADORES COM MAIS EXPERIENCIA E MELHORES DO QUE DOUGLAS KURTZ,ADIVINHA PARA QUEM FOI A JOGADA FINAL:DOUGLAS POR QUE NO MOMENTO ERA O JOGADOR QUE ESTAVA MELHOR NO JOGO, PERDEMOS O JOGO E ELE ERROU A JOGADA .PERGUNTO QUAL TÉCNICO QUE TENDO BRIGADO COM UM ATLETA VAI PLANEJAR UMA JOGAGA JUSTAMENTE PARA ELE EXECUTAR SE ELE É VINGATIVO COMO FOI ESCRITO. QUANDO TU COLOCAS EXCELENTE CAMPEONATO QUE ELE VINHA REALIZANDO É A TUA OPINIÃO POIS ELE MESMO EM CONTATO COM SEUS EX-COLEGAS DIZIA QUE NÃO CONSEGUIA JOGAR DIREITO QUE ESTAVA MAL.É MUITO FÁCIL EMITIR OPINIÃO DETONANDO AS PESSOAS QUANDO SE FALA QUE SE PRECISA DE AMOR E COMPREENSÃO,QUER SE QUER FORMAR HOMENS EU TAMBÉM ACHO QUE DEVE SER ASSIM.SÓ QUE COM CERTEZA TEMOS EU E TU MANEIRAS DIFERENTES DE COMO SE FORMA HOMENS, NÃ0 FOI SÓ O DOUGLAS QUE NÃO FOI PARA AQUELA SELEÇÃO O HENRIQUE QUE HOJE ESTÁ EM ARARAQUARA ELE NÃO FOI PELO MESMO MOTIVO DO DOUGLAS :CONFIANÇA NÃO TINHA MAIS CONFIANÇA EM NENHUM DOS DOIS.TU FALAS DO DOUGLAS MAS NÃO FALAS DO EDUARDO QUE A TEU PEDIDO EU CONVOQUEI .QUANDO A GENTE COMPRA ALGUMAS BRIGAS PELOS NOSSOS ATLETAS NÓS TEMOS QUE CONHECER OS DOIS LADOS DA CONVERSA.ASSIM COMO FALA MUITAS COISA DE MIM FALAM MUITAS OUTRAS DE TODO MUNDO,SOMOS AMANTES DO BASQUETE COMO TU MESMO DIZ,TEMOS QUE NOS UNIR SERMOS COMO UMA FAMILA ,TODA FAMILIA TEM SUAS DIVERGENCIAS MAS TEM QUE SER UNIDA.ESPERO QUE ETE COMENTARIO SEJA PUBLICADO PARA QUE NÃO FIQUE SÓMENTE A TUA VERSÃO.
UM ABRAÇO
JOÃO NIEDERAUER

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete