Pular para o conteúdo principal

Uma grande surpresa

Há anos vejo coisas estranhas e atitudes que me surpreendem. Há anos vejo o basquete afundar em divergências, monopólios e egos exacerbados. Mas hoje, vendo a Alemanha ser derrotada pela Espanha vi algo no site da Federação Gaúcha de Basketball (http://www.basquetegaucho.com.br/no026.htm) que me deixou surpreso e muito feliz. Sim, tenho muitas divergências com a política realizada pela FGB e hoje trabalho, voluntariamente, como dá e quando é possível, para uma entidade nova, oxigenada, que surgiu no início do ano no basquete gaúcho. Nessa entidade, que não é a FGB, começamos um processo de valorização das equipes, dos jovens e da integração dos atletas durante os eventos em prol do desenvolvimento do basquete.
O surgimento dessa entidade ocorreu pela forma de tratamento utilizada pela entidade máxima do basquete gaúcho a alguns filiados. Algumas equipes estavam descontentes com a relação e deixaram a FGB, mas precisavam ter jogos para seus atletas. Fizemos isso e estamos ampliando o trabalho no segundo semestre.

Outras entidades buscavam apenas maior número de jogos para qualificar seus atletas e menor custo para poder cumprir com o objetivo anterior. Também foram contempladas com a idéia do Prof. Danilo Vaz Couto, idealizador da formação de uma nova entidade — é bom citar as autorias, por que daqui a pouco foi Papai Noel que sugeriu a formação dessa entidade.
Ainda teve um grupo de professores e técnicos que criticaram, abertamente, a atuação deficiente da presidência da FGB e queriam formar, já em dezembro de 2007, uma oposição a FGB. Foram contemplados em parte por que alguns dos envolvidas também tinham esse objetivo. Dialogam, em paralelo a referida entidade, para, em janeiro de 2009, serem os novos gestores do basquete gaúcho.
Mas vamos voltar à surpresa que tive hoje. Nessa entidade constituímos, com a ajuda dos técnicos e de patrocinadores para as premiações extras, duelos — o nome foi sendo trabalhado e terminamos o semestre, em junho, com essa designação. Entre os menores, mini-mirim masculino e feminino, um Duelo de 3 pontos. No infanto-juvenil o Duelo de 3 Pontos e o Duelo de Enterradas. Em cada fase fizemos um Duelo, portanto foram seis Duelos de 3 Pontos e dois Duelos de Enterradas no primeiro semestre.
Nessa entidade, ao final do Torneio Início, premiamos o MVP e o Cestinha da competição de cada categoria. Os MVP’s foram escolhidos pelos técnicos e os Cestinhas, óbvio, pela pontuação nos jogos. Assim, foram três cestinhas e três MVP’s.
Mas a surpresa que tive hoje, quem abriu o link que pus acima já percebeu: é que a Federação Gaúcha de Basketball, em sua Nota oficial nº 026/2008, publica exatamente o que fizemos durante o primeiro semestre como sendo um projeto dela, FGB. Na mesma nota ela relata o funcionamento dos duelos que realizará no Dia do Basquete Gaúcho, dando data, horário e local. O engraçado é que o Dia do Basquete Gaúcho não seria bem a realização de duelos, como temos feito nas fases e manteremos no segundo semestre, mas um dia em que o RS, através de nossos contatos (meus e dos demais técnicos), faremos eventos em várias cidades do RS, buscando mídia e divulgação do basquete, buscando novos participantes e massificando o basquete. Tudo isso está documentado em e-mails e atas de reuniões.
Então, resumidamente, a FGB pegou os Duelos que realizamos e o evento de massificação que realizaremos, pois o nome é forte, e lançou em um único pacote, como sendo de autoria dela. Também plagiou a idéia do Presidente da Associação Gaúcha de Basketball de fazermos uma festa ao final do ano para a premiação e união dos clubes,escolas e entidades envolvidas em nossos eventos em 2008. Esqueceu do detalhe relatado acima: está tudo registrado. Para não surgir como idéia da FGB, vou lançar duas idéias que estamos construindo: a primeira é a constituição de seleções das equipes que participam das diferentes categorias, levando os atletas em uma excursão na Argentina ou no Uruguai, conforme o bolso suportar. Então, gurizada/”players”, estudem para não ficar de fora dessa. A segunda idéia, em estado avançado de organização, é um torneio internacional que realizaremos aqui, trazendo clubes e experiência para nossos atletas e técnicos. Tem mais, mas agora está lacrado no cofre..
Durante 14 anos a FGB não fez nada semelhante, mas depois que surgimos, como rebeldes querendo progresso no basquete gaúcho, ela consegue fazer algo: copiar o nosso trabalho. Não simplesmente copiar idéias, mas repetir o que estamos fazendo para valorizar atletas e clubes. Tenho certeza que maior que o sentimento de tristeza pela limitada capacidade administrativa e gerencial da FGB nesse momento, nos fica a certeza de que estamos no caminho certo, que somos capazes de gerenciar o basquete gaúcho, pois se aos 6 meses de idade somos plagiados, quiçá daqui há alguns anos de vida: seremos referência no trabalho em prol do basquete.
Finalmente quero parabenizar a FGB por reconhecer nosso trabalho e utilizá-lo para valorizar o basquete dos clubes que ainda disputam o Campeonato Estadual da entidade — é exatamente o que queremos: ver o basquete crescer e, repito, fico feliz que estejamos fazendo história com as idéias que surgiram em nossas reuniões, através de uma construção coletiva e foram buriladas em reuniões diárias via Messenger (tudo está registrado), que colocamos em prática imediatamente e que hoje sabemos será implantada para todos os clubes de basquete vinculados a FGB.
Visitem o site (www.agabas.esp.br) e vejam as fotos das premiações, lá tem links para as filmagens que a gurizada fez dos Duelos de 3 Pontos e do Duelo de Enterradas e colocou no youtube.
Pois é, estamos nos Jogos Olímpicos e a atenção parece estar toda em Pequim. Iludiu-se quem pensou que eu ficaria quieto com esse plágio ultrajante (pela apropriação de uma idéia coletiva, fique claro) e que eu não iria parabenizar a FGB por nos copiar. Fico feliz de saber que nossas ações fazem mexerem o bum-bum na cadeira e trabalharem. Estamos no caminho certo.

Prof. Carlos Alex Soares

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete