Pular para o conteúdo principal

O medo ganha da racionalidade

Essa semana publiquei em meu blog (http://maisbasquete.blogspot.com) um e-mail que circulou no RS. Nele, Carlos Nunes repassava o e-mail recebido de José Medalha, indicando a matéria anterior do Draft Brasil, com o assunto de “Carlinhos leia essa matéria”. Logo em seguida o jornalista Juarez Araujo manda rasgados elogios para o Carlinhos, chegando a chamá-lo de “meu presidente” e dizendo que esse era caminho para a vitória. Contestei os dois e, óbvio, os dois responderam. A surpresa é a resposta do jornalista Juarez Araujo, com grosserias que em nada tem de positivo para o debate que ora estamos propondo. Já José Medalha assume sua posição, dizendo que caso Carlos Nunes seja candidato a presidência da FGB terá o seu apoio. Tudo isso está no mais basquete.

O que há de importante nisso para o basquete gaúcho? Diz muito do que é capaz Carlos Nunes, pois ele usou uma correspondência pessoal para promover-se, ou seja, duas pessoas que confiam nele, crêem que podem dialogar, trocar idéias com ele, que seu nome é o mais adequado para a administração do basquete brasileiro (que engano triste...) e que possuem respaldo nacional por suas histórias, foram usadas para que, no RS, outras federações e pessoas de renome no basquete brasileiro vejam que ele tem o apoio de José Medalha e de Juarez Araujo – o cara que criou a revista Super Basquete.
Exatamente o que me chegou por e-mail, como conseqüência do publicado no blog, com o assunto “Frases de CN em um jantar em Santa Catarina”:
"O Mauricio Fregonezi esta do meu lado ( e depois meteu o malho no tal de Mauricio)"
"Toni sabe que esta sem chance e esta se chegando para o meu lado"
"Brunoro esta bancando tudo na minha campanha"
Dito isso, pergunto: a Brunoro Marketing Esportivo fez a lição de casa ou pegou a primeira possibilidade de vitória e, lógico, colocar a mão na grana de patrocínios para o marketing da CBB? Toni Chakmati, o que vai me dizer disso?
Isso reforça o que quero dizer sobre o uso da influência alheia para benefício próprio. Quando lemos que Pelé apóia a copa do mundo no Brasil, pensamos que o evento pode ser saudável para o nosso futebol – Pelé apóia o futebol brasileiro, não a CBF, mas é política, abe como agir. Guardada as proporções, José Medalha apoiar Carlos Nunes soa semelhante, já que ele é o assistente técnico de uma de nossas últimas grandes vitórias e ex-candidato ao cargo máximo da CBB em 2004,  contestando Grego e Carlos Nunes. Não é engraçado?
José Medalha possui o nosso respeito – o meu ele permanece tendo, principalmente por sua resposta a um desconhecido, mas com a discordância que o processo democrático nos permite. Mas quando conto que houve uma Assembléia Geral Extraordinária, convocada para alterar o estatuto da FGB, favorecer o Carlinhos e que teve 21 presentes, sendo que 10 deles representados por procurações e, pasmem, os procuradores eram... Árbitros da FGB, não dá pelo menos um coceirinha na cabeça? Sim, árbitros representavam os clubes na AGE e votaram no que era melhor para os representados (deixar como está) ou no que queria e levou o mandatário do basquete gaúcho?
Esse é o tema de hoje: o medo como ação preventiva. Muitos dos interlocutores que mantivemos contato e que votaram pela prorrogação do período eleitoral disseram isso: se vou contra, terei prejuízo, se o trabalho de vocês vingarem, em junho voto com vocês. Mas qual será o truque que ocorrerá em junho? Outro me escreveu pedindo para não citar o nome do clube dele (e o dele também, é lógico), pois poderia lhe causar constrangimento internamente, mesmo que o clube dele, via diretoria, queira mudança, se a idéia partir dele, pode ser alcançado pelas garras do dragão.
Medo minha gente, medo. Esse é o sentimento que move o basquete gaúcho. Não é vergonhoso ter medo. É saudável. É na adversidade que conhecemos nossa força e nossa capacidade de reagir, como um conserto da postura que deveríamos sempre ter tido: agir, ser dono de nossos desejos e decisões e externá-los. Mas o medo, em si, ainda mais quando se coloca em jogo nossas conquistas, nosso trabalho de anos, é válido. Eu tenho medo, por mim e por minha família. Temo por minha vida, pois o recado já foi dado: “o Carlinhos é do mal...”. O problema é que quem deu o recado, achou que eu iria me acovardar e que meu silêncio, por uns dias, foi em função de suas palavras. Foi em função de eu ter pensado que queria o bem do basquete, como nós e que poderíamos compor um única oposição. Nem tocar no meu ego foi capaz de me tirar do prumo, mas o amor pelo basquete [leiam Amor ao Brasil (amor ao basquete) e compreendam minha posição].
Então, para alguns são só negócios e interesses. Para outros é só trabalho, para os diretores e técnicos que são empregados, ter medo é sinônimo de manter o trabalho. Proteger o sustento de alguém inescrupuloso, sem caráter e mal intencionado ou mal administrador é uma atitude normal – haja visto todos os processos judiciais que a FGB responde e outros que é autora, com destaque para a execução de dívida fiscal pelo governo do estado do RS. Por isso que quando li o Blog do Juca e vi o título dessa postagem, percebi que ele se encaixava nesse texto: estamos tão acuados, tão medrosos que nossa racionalidade some, não pensamos mais, agimos por instinto e o instinto é proteção. assim dizemos o que o interlocutor quer ouvir, no caso, aprovação do que diz. É um assédio moral, um bullying entre adultos, entre instituições.
Imaginem, agora, esse senhor gerindo a CBB? 1,5 milhão da lei Agnelo/Piva, mais 5 milhões da Eletrobrás e outras receitas menores. Não venham me dizer que existe controle por que isso é o que menos há em nosso esporte. Exemplo disso é o fiasco do controle do Pan 2007 ou o passeio pós derrota no pré-olímpico mundial em Atenas e que ninguém mencionou ou, ainda, a CPI do senado que está sendo abafada.
Mais uma coisa: foi pedido cópia dos documentos e da ata da AGE realizada dia 11/12/2008, dando prazo de 5 dias para a FGB responder. Tudo bem, vai estar disponível. Ontem, findava o prazo. O que encontramos na FGB? Um cartaz, na porta, dizendo que estão de recesso até 05/01/2009, inviabilizando a realização da eleição dentro do estatuto da FGB, pois atrasa o trabalho da oposição, mas através de negação ou adulteração de documento público – está no código penal isso, correto? Creio que diga lá pena de 2 anos de reclusão e multa. Manobras, enrolações, pressões... Parece que logo será lançado o AI-5 do basquete gaúcho...
Então, Carlos Nunes e seu sorriso, suas gentilezas, tom de voz baixo, cunhado em anos de experiência, “embrometion” e “enrolation” continua o cordeirinho? O grande nome para quem me lê? Levem em consideração que as mentiras podem ser foco de um processo judicial, mas não ocorrerá, por que não escrevo mentiras. aliás, que mentiroso dura tanto tempo impune? Seria magnífico ter a oportunidade de responder por isso que escrevo em juízo, talvez provando judicialmente que são relatos da verdade, fosse tomada alguma atitude contra tudo o que denuncio há anos, contra esse câncer do basquete gaúcho que quer se espalhar pelo país.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete