Pular para o conteúdo principal

Um brasileiro, menos Grego

O basquete brasileiro é nosso. Meu, de meus atletas, de meus filhos que esperam sua hora, dos atletas dos clubes gaúchos, dos paulistas, dos pernambucanos, dos mineiros, dos técnicos desse imenso país, não dos cartolas. Mas precisamos deles, pois eles administram nossa entidade máxima e as subdivisões regionalizadas. Se fizerem isso de maneira planejada, com estruturação adequada e que nos  permita voltarmos a ser o que o Brasil é (um país vencedor), ficaremos felizes. Enquanto muitas nações se digladiam e se matam, nós usamos fuzis dos anos 1960, tal a nossa vocação para a paz que nem precisamos de armas modernas e outros tais – eu sei que perdemos a guerra contra o tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro, mas lá é conseqüência de más administrações. Há solução, mas para isso o governo precisa querer colocá-la em prática.

Mas e o nosso basquete, o que precisa? O que eu sei é que de um grego por mais quatro anos ele não precisa ou vocês não percebem o estado de miséria que vivemos? Muito menos de um técnico estrangeiro e justamente um profissional que estava apenas acompanhando o basquete mundial, sem dirigir uma equipe há anos. Como técnico eu sei que o dia-a-dia é surpreendente e precisa ser vivenciado para que o técnico possa crescer e possa intervir com qualidade na sua equipe e na leitura do jogo das demais. Nós temos o maior campeão do basquete brasileiro atuante e que vinha desenvolvendo um excelente trabalho a frente do basquete masculino na CBB. Por que esse cara não é o técnico da CBB? Simplesmente por discordar do que fazia o comando da CBB e pela puxada de tapete que recebeu de sua assistência. É a vida.
E atrás da mesa, gerenciando uma empresa, o cotidiano contribui sobremaneira na tomada de decisões certas. Mas o grego é turista aqui, por mais que sempre estejamos de braços abertos para cidadãos de outros países que queiram se tornar brasileiros. Para ele a CBB é um balcão de negócios. Simples. E o pior é que não assume isso. Só se reelegeu em 2005 pelo trabalho de bastidores dos hoje adversários de disputa. E por que são adversários do ex-coligado? Teriam ouvido promessas de sucessão no ciclo olímpico que iniciou em outubro? O que aconteceu que os levou para o outro lado? seria Grego um Coracy, que promete apoiar o novo e abarca tudo para si, enganado clubes e iludindo pessoas?
Vocês dirão que eu sou bairrista, mas eu prefiro dizer a verdade, o que penso: eu não quero um estrangeiro comandando a minha seleção, nem no banco, nem nos bastidores, principalmente se o sentido de brasilidade não está incorporado no cidadão. Não quero um estrangeiro comandando o meu basquete e não tendo a menor vergonha de estarmos fora das olimpíadas por três edições. Em 2012 farão 16 anos que não pisamos no solo sagrado dos jogos olímpicos. Fomos turista em Sydney, Atenas e Pequim. Seremos novamente turistas em Londres?
Finalmente, eu sou favorável que os presidentes, de confederações e federações, sejam remunerados, mas transparentemente remunerados e judicialmente acionados pelas besteiras que fizerem. Nesse oba-oba que está não dá pra permanecer. Profissionalização, transparência e rodízio de idéias, por que do contrário vamos ter um Nuzman no basquete dando golpe para se reeleger. Então, paguemos os presidentes e seus diretores, pois nós, os clubes, já pagamos toda a conta mesmo. Simples. Direto. Serão nossos empregados. Gerenciarão nossos recursos (por serem oriundos dos clubes ou por virem de nossos impostos). Com isso deverão nos manter informados.
O grego não está nem aí para o nosso basquete. A CBB é um negócio para ele. Acordem! O que Chakmati e Nunes prometem fazer? Essa incógnita deve estar sendo respondida aos presidentes das federações estaduais, do contrário não teríamos um cenário de disputa tão midiático, dramático e aguardado. A única coisa que eu espero – e aí vai minha dose de boa fé, de brasilidade – é que o basquete brasileiro consiga estar representado em Londres pelos melhores jogadores que temos e que o desenvolvimento na base ocorra de fato, como foi com o voleibol. De preferência que tudo isso corra com brasileiros gerenciando a entidade e brasileiros dirigindo a beira da quadra nossa seleção.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete