Pular para o conteúdo principal

3ª Edição da Liga Nacional de Basquete: mais clubes, novas regras

Pouco mais de três meses nos separam do início da 3ª Edição da Liga Nacional de Basquete. Nesse período teremos o Sul-Americano Masculino (Colômbia, de 26 a 31/07) e dois campeonatos mundiais da modalidade, o masculino (Turquia, de 28/8 a 12/9) e o feminino (República Tcheca, de 23/9 a 3/10). Nossas esperanças são o bom desempenho e a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres e estão depositadas em técnicos estrangeiros, tanto no masculino quanto no feminino. Nos amistosos do masculino, não vi nada de novo: movimentações básicas e tradicionais.
Mas o que importa, nessa postagem, é a Liga Nacional de Basquete. Três dias antes da reunião que ocorreu no último sábado em São Paulo, a CBB publicou a nota oficial que determina a aplicação das mudanças de regras já aprovadas pela FIBA. A LNB destacou a utilização dessa mudança como um grande avanço, já que servirá como preparação para Londres-2012. Acrescento que pode, na pior das hipóteses, servir de preparação para o Rio-2016.
Entretanto, porém, todavia... A CBB informa que “as competições oficiais da Confederação Brasileira de Basketball, a partir de 1º de outubro de 2010, serão realizadas de acordo com as mudanças nas regras oficiais de Basquetebol” (Nota Oficial 119/2010). Ou seja, pelo texto da supracitada nota oficial, as competições nacionais (o feminino é organizado pela CBB), brasileiros de base e campeonatos estaduais terão a nova quadra somente em 1º/10/2012. Somente a LNB, por decisão própria e divulgada em seu site, iniciará a nova temporada com as alterações que só terão validade oficial a partir de 1º/10/2012. Isso realmente é positivo para o basquete brasileiro? A diferença de aplicabilidade da regras entre os nacionais masculino e feminino, produzirá algum efeito nos resultados de cada naipe? E a arbitragem, como se atuará com duas regras validadas ao mesmo tempo?
Finalmente, a notícia de que poderemos vir a ter dezoito equipes no campeonato da LNB é sensacional. Vejamos a origem e a diversificação na participação:
Fonte: site da Liga Nacional de Basquete, na notícia NBB pode ter 18 times, publicada em 17/07/2010 em (http://www.liganacionaldebasquete.com.br/lnb/interna.php?s=imprensa&p=102&cd=946).
Podemos perceber, na relação no final dessa postagem, que apenas o RS, entre os estados que possuem clubes fundadores da LNB, não terá equipe participando na próxima temporada. Em 2011/2012 o Bira/Lajeado terá de retornar para não perder a franquia da LNB.
Também temos o Fluminense, o Botafogo-DF e o Vasco da Gama que almejavam participar dessa edição, mas terão de conquistar vaga via Taça Brasil ou alterar o regulamento via mecanismo criado pela LNB que permita ingresso de novos clubes. Assim, existe a possibilidade desse novo/velho evento, a Taça Brasil, servir de acesso ao NBB. Não se sabe, ainda, se no primeiro ano serão abertos espaços para novas franquias ou se ocorrerá um quadrangular entre campeão e vice da Taça Brasil com os dois últimos colocados do NBB 2010/2011 para disputar duas vagas para a 4ª edição do NBB.
Vamos ver se todas essas regras estarão disponíveis logo.
Veja as dezoito (18) equipes inscritas para o NBB ou LNB 2010/2011:
1)     BRB Brasília
2)     Flamengo
3)     Vivo/Franca
6)     Pinheiros/SKY
8)     Itabom/Bauru
9)     Assis Basket
14) CECRE/Vitória (ex-Saldanha)
16) Uberlândia
17) Nova Iguaçu
18) Universidade/Rio Claro (novo nome da Ulbra)

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete