Pular para o conteúdo principal

Notas sobre NBB e Copa Brasil... Brasileiro Sub-19 pra encerrar.

Enfim, a CBB se lembra de “nosotros”. E entendam “nosotros” todos nós, os clubes e equipes de basquete que não estão na liga nacional e se localizam em todos os extremos do Brasil. A princípio as equipes terão que participar da Copa Brasil Regional, classificando-se para Super Copa Brasil de Basquete que levará duas delas a Liga Nacional de Basquete, o NBB. E isso já começa esse ano, com duas vagas para 2011/2012. Com isso surge a possibilidade do Campeonato Estadual Gaúcho, por exemplo, ser mais forte nesse ano ou, se não houver vínculo hierárquico entre as competições, nem haver campeonato estadual, pois as equipes priorizarão a Copa Brasil Regional. Mas isso é um detalhe que a CBB pode resolver com uma simples frase no regulamento da Copa Brasil: “só poderão participar da Copa Brasil em suas respectivas regiões, as equipes que estiverem filiadas, inscritas e participando nos campeonatos estaduais de suas federações estaduais”.

Isso nos remete a proposta da LNB, concretizada no último dia 17. Trata-se da informação de que dezoito equipes, representando sete (07) estados brasileiros, mostraram interesse em participar do NBB 2010/2011, sendo que a equipe do Paraná (Londrina) esta licenciada para essa temporada e uma nova equipe foi formada por lá, Novo Basquete Londrina, mas não foi credenciada pela LNB, sendo sugerida sua participação na Copa Brasil para conquistar sua vaga. Destaco: decisão correta. Outras três equipes não apresentaram toda a documentação e receberam dez (10) dias para corrigir as informações que serão novamente analisadas. São elas: Universidade/Rio Claro (SP), Nova Iguaçu (RJ) e CECRE (ES), que rompeu com Saldanha da Gama. Então, o NBB 2010/2011 realizar-se-á com a participação  de quatorze (14) ou dezessete (17) equipes.

Entre os números de equipes por estado, surge a questão: com a criação da Copa Brasil, qual será o limite de equipes no NBB? Teremos duas novas franquias que se somarão as dezenove (19) franquias fundadoras, totalizando 21 equipes. Qual será o limite de equipes no NBB? Só com essa resposta nós saberemos quantos clubes ingressarão na LNB pela Copa Brasil.

Também é preciso saber se o objetivo é massificar a prática através do chamado “espelho”, ou seja, equipes de ponto, alto nível, que mobilizam torcedores, fãs, novos atletas, estendendo a participação dos clubes e regiões/estados não contemplados e que só tiveram espaço no basquete brasileiro na Nossa Liga de Basquete? Ou o objetivo é aumentar o número de clubes na LNB, independente de sua origem? Se o objetivo estiver contido na primeira questão, precisamos de mecanismos que bloqueiem o ingresso de dois clubes do mesmo estado na mesma edição da Copa Brasil. Se a resposta for a segunda, é certo que a recém formada equipe Novo Basquete Londrina, Americana, Barueri, Palmeiras, São Caetano, Metodista/São Bernardo (este que tenta parceria com o CECRE do ES) serão os primeiros na lista de inclusão da LNB, por todas as condições favoráveis a prática do basquete em SP. Mas depois de atingir o limite de clubes é preciso criar duas divisões (NBB e Copa Brasil) com acesso e descenso.

Vamos somente relatar que quando a NBA deixou o poder econômico determinar as contratações, sem o tal teto salarial de cada ano, o público reduziu e as disputas eram fracas. Lá eles querem manter as franquias espalhadas pelo país, por isso o presidente da NBA tentou manter Lebron James em Cleveland, pois não adianta vestir um santo e despir o outro.

Precisamos massificar e diversificar a prática. Não adianta criar uma segunda divisão e abrir a porteira somente para o já concentrado basquete paulista. Precisamos criar, reforçar e fortalecer outros centros de basquete pelo país.

Bem, outra notícia importante são os brasileiros sub-19, feminino e masculino, ainda esse ano. Resta especificar melhor se é de seleções ou de clubes e, se for de clubes, se é aberto aos interessados ou será somente para convidados, como ocorreu com um sub-17 realizado em 2007, em Novo Hamburgo-RS. De qualquer maneira é outra louvável decisão.

Em 19/05/2010 e 04/10/2009, já havia me posicionado em prol da gurizada de 20 anos, 22 anos e 23 anos. Resta, ainda, as demais faixas etárias. De qualquer maneira, a iniciativa é sensacional e merece destaque.

Opinião baseada em notícias divulgadas no site da Confederação Brasileira de Basketball, do UOL Esporte e da Liga Nacional de Basquete.

Links dessa postagem:

19/05/2010 --> Datas dos Campeonatos Brasileiros de Base

04/10/2009 --> Nacional Sub-20, sub-22 ou sub-23... A hora, é agora!

 

Comentários

Rodrigo Biguá disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Abdala Salomão disse…
Este é realmente o caminho certo, que "pelo menos" estão anunciando a CBB e LNB. Se realmente vier a tona todos estes anúncios, não tenho dúvidas nenhuma e creio que não somente eu , mais todos que "lutam e morrem" pelo basquete, que será o recomeço de conquistas internacionais de verdade em todas as faixas etarias. Depois só restará concentrar forças e idéias para colocar o feminino no mesmo rumo do masculino. Sucesso a todos nós que amamos o basquete.
Abdala Salomão
Diretor de Esportes
Abdala Sports/Pindamonhangaba-SP

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete