Pular para o conteúdo principal

No lugar do jovem talentoso, a experiência...

Eles são os campeões e nós, nos últimos anos, os idolatramos. Tanto isso é verdade que contratamos um técnico de lá. Falo da Argentina. Então, trago a experiência do atual técnico da seleção argentina para a Mision Turquia 2010, ao justificar a escolha de Luis Cequeira Junior (armador, 25 anos, 1,80m) no lugar do lesionado Juan Pablo Cantero. O grande talento na atualidade, na posição, é Juan Manuel Fernández, um armador de 19 anos, 1,90m e que joga na NCAA. Não se trata, portanto, de uma solução caseira, reserva em seu clube. Trata-se do próximo Ginobili, que assim como Lucas Bebê, Ícaro Parisoto e outros jovens no Brasil foi aproximado da seleção adulta da Argentina. Leiam o que disse Hernandez:
Argentina vs Líbano, 2010.

“[Luis Cequeira] Junior fue el base del Sudamericano, pertenece a este proceso, ya conoce bien los sistemas defensivos y ofensivos del equipo. Me parece que es la mejor opción porque está en un gran momento de madurez y físicamente óptimo. Lamentamos muchísimo lo de Cantero, no sólo como jugador sino también como persona, como pasó con Figueroa”. Sobre este tema, completó: “Elegí a Cequeira y no a Juan Fernández porque no me parece un buen momento para que tome una posta tan caliente, con tanta presión, a tan temprana edad y sin haber jugado tanto en el Sudamericano” (http://turquia2010.cabb.com.ar/noticias_ficha.asp?not=3868).

Olha, minha crítica não é direcionada ao Raulzinho, pessoalmente, mas sim ao processo. Quero aproveitar e parabenizar o empenho, a dedicação e a maturidade que esse jovem vem adquirindo nos últimos anos e dizer que ele esta correto em querer os melhores jogos, as melhores competições. Mas minha crítica é a CBB que pode colocar a carreira de um talento promissor ladeira abaixo. Ser empurrado, apadrinhado, por vezes, amolece o ser humano - as coisas vem fácil, para quê dedicação? Temos um exemplo clássico disso: Nezinho, apadrinhado por Lula (o ecnico, nào o presidente) e pelo que se esperava dele pela herança genética. Contra a Austrália não marcou nada. Bastava um corte e ele ficava para trás. E aí, Varejão, Splitter e Muriilo cobrindo ou fazendo falta para recuperar o espaço perdido. Pior que isso: Nezinho pode vir a ser titular, caso Huertas não suporte a dor no joelho noticiada dias atrás - nesse caso também temos duas hipóteses: ou ele vai jogar no sacrifício (e comprometer o joelho, a carreira) ou ele vai dosar o empenho (prejudicando a seleção). Espero que tudo dê certo nessa situação, mas a convocação do Raulzinho nos criou dois problemas:
  • se Huertas se lesionar, Nezinho será o titular e terá que permanecer tanto tempo em quadra quanto ocorre nos clubes onde joga - isso compromete a qualidade do jogo dele;
  • Nezinho titular, Raulzinho terá de jogar mais tempo do que o esperado - penso que com a aexperiência que possui, Rubén Magnano, estava projetando um ou dois minutos em quadra com o intuito de dar-lhe experiência. Agora, será o primeiro a jogar;
  • Ao escolher Raulzinho e descartar Hátila, Rubén Magnano desconsiderou as possibilidades de Nenê, Varejão e Splitter se lesionarem e ficarem fora da seleção. Nenê já foi, Varejão teve dores nas costas e ficou fora por quase duas semanas e Splitter também se lesionou. Ainda bem que Murilo tá jogando um bolão...
Portanto, estamos em uma perigosa situação. Como técnico e analista das questões burocráticas, legais, técnicas e táticas da seleção fico preocupado. Como torcedor, não quero nem pensar em qualquer das situações acima. Vai dar tudo certo... Esse é o perigo no Brasil: o excesso de fé e a reduzida labuta.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete