Pular para o conteúdo principal

Ainda o tumulto da final do NBB2

Eu fico assustado quando leio a respeito dos acontecimentos do quarto jogo da final do NBB2. O que ameniza a discussão das decisões da NBB foi que Brasília sagrou-se campeã. Foi isso e somente isso. Entretanto, me dou o direito de discordar do Dr. Rubens Calixto em seu artigo Confusão na final do NBB: uma decisão sábia, publicado no site da liga (clique no link e leia na íntegra). Uma decisão pedagógica com a qual concordaria, seria se o ginásio fosse interditado e o responsável pelo início do tumulto, o jogador Wagner, do Flamengo, também tivesse sido suspenso de imediato e os demais como foi posteriormente pela Comissão Disciplinar da liga. Penso que isso teria sido uma tentativa de equilibrar as decisões, pois como ocorreu só Brasília foi prejudicado. Cabe repetir a indignação do Jorge Bastos, diretor da equipe de Brasília depois que a LNB transferiu o jogo para Anapólis: "foi uma sacanagem! Fizeram uma reunião e o único prejudicado foi Brasília". Não creio que tenha sido intencional, apenas uma má decisão.
O único julgamento  que não foi preciptado foi relativo aos jogadores do Flamengo que ocorreu depois da final - se tivesse sido realizado antes do quinto jogo, certamente facilitaria a vitória da equipe de Brasília. Ao mesmo tempo, Brasília perdeu o mando de quadro imediatamente, já nas primeiras declarações da NBB. Quem foi punido, então? Os torcedores que não invadiram a quadra em um ginásio para 25 mil pessoas, foram expulsos da festa final do basquete brasileiro pela decisão da liga, pois em Anapólis o limite de público era de 6 mil pessoas(1). Se a decisão de não julgar os acontecimentos gerados pelos atletas do Flamengo pareceu justa do ponto de vista do espetáculo, também era justo julgar a segurança do ginásio na mesma data. O que ocorreu foi um favorecimento para o Flamengo, pois seus atletas puderam participar da final e Brasília não pode jogar no seu ginásio, no último e decisivo jogo da temporada. Não pode haver dois pesos e duas medidas. É bom a LNB ficar de olho, refletir sobre essa decisão e não prejudicar outros clubes por esse erro, pois os atletas poderão ser induzidos a provocar torcedores nos jogos fora de casa somente para que o adversário perca o mando de quadra.

_________________________

(1) Eu publiquei em Final do NBB: quarto jogo que a Arena HSBC comportava 6 mil pessoas. Erro que só percebi agora, escrevendo esta postagem. Corrijo e me desculpo com o leitor pela informação errada. Me apóio no site da Arena HSBC (Rio de Janeiro) para isso: lá cabem até 18 mil pessoas - e pela descrição dos espaços é possível 15 mil lugares em jogos. Vou fazer uma postagem específica dos ginásios do NBB-3 para o leitor saber onde jogam nossas equipes.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete