sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RS fora com histórico 0 x 5!

Belíssimo trabalho a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro Sub-17 Masculino pela Multiweb da UFSM. Assim pude captar as impressões da gurizada e dar minhas opiniões, que trago para o meu blog.

Antes de mais nada, cabe destacar que cada gestão tem suas preferências, apostas e investimentos que julgam correto, mas nem sempre são os necessários. Nesse momento, o RS está pagando o ônus das escolhas que fez para o sub-17 masculino, que inclui os comentários coletados da caixa de mensagens durante a transmissão do jogo RS 78 x 114 SP (quinta derrota em cinco jogos) e postados abaixo. Essas escolhas podem se refletir no Sub-19, mesmo sendo um “Copão” Sul-Sudeste – os jogos ocorrerão em Santa Cruz do Sul, de 13 a 18 de dezembro – há questões político-financeiras envolvendo a convocação da seleção e a comissão técnica. Mas três coisas me chamam a atenção:

  1. a seleção sub-19 esta convocando, entre 22 nomes, 11 dos 12 moleques que jogaram o sub-17 em 2009, quando ficaram em terceiro lugar, sob o comando da mesma comissão técnica – a atual tem mais um técnico de Santa Cruz do Sul e, ambos os auxiliares, não trabalham nessa faixa etária;
  2. Augusto Schneider, com passagem pelo Flamengo e hoje atleta de Osório (esta servindo o exército, por isso está no RS), pré-convocado para a Seleção Brasileira Militar, terceiro cestinha do atual estadual sub-19, não foi sequer convocado. É um baixinho: 2m fácil; e
  3. Maxwell Dias Ribeiro, ex-atleta do PBC, foi atleta do Kelvin Soares em 2009 e 2010 na equipe de Joinville, campeão catarinense (2009 e 2010), Campeão dos Joguinhos Abertos 2010, Campeão Sul Brasileiro 2010 Sub-19 sequer foi sondado.

De minha parte, não fico feliz com o desempenho do RS, nem com os comentários que publico abaixo, mas que julgo necessário fazê-lo para que os dirigentes vejam que críticas que faço são semelhantes as das pessoas que estão vendo o campeonato pela internet e, ao mesmo tempo, captarem a imagem que o RS esta passando para os outros estados. Um erro não é o fim do mundo, mas é preciso coragem e corrigí-lo para ir adiante e buscar as vitórias que sempre queremos para nossas seleções. Quando falo em “um erro…” me refiro as questões que envolvem a não convocação de atletas que tiveram bom desempenho no sub-19, sendo sub-17, especificamente um ala-armador e um pivô de 2m que joga em minha equipe adulta, mas que não serve para o embate com os moleques de 17 anos, na visão do técnico da seleção gaúcha.

Infelizmente, a partir dessa sexta-feira, os jogos continuarão sem o RS envolvido. Transmissão das semi-finais, as 18h (SP x RJ) e as 20h (SC x DF).

Os comentários que me chamaram a atenção a partir do terceiro quarto do jogo e que comecei a copiar, são os seguintes:

  1. “20:41:40 - Rose/São Leopoldo-Rs diz: pergunta aí? prq escolheram um tec. tão ruim prá treinar esses meninos”;
  2. “20:46:49 - Bruno/RP diz: Onde fica Rio grande do sul ? SUHASHHSUAHSAHSUHSUHAUSHASHUASHSSHU LIXOS”;
  3. “20:47:09 - Nice/joinville SC diz: Carlos o jogo está uma vergonha pros gauchos”;
  4. “20:55:20 - luis/df diz: rs só perde,pra q quis sediar o campeonato?”;
  5. “21:18:22 - sniper/santa maria diz: ridiculo este rs”;
  6. “21:23:53 - Nanda/Porto Alegre diz: Mas que técnico mais ruim esse do Sul! Não merece ficar no ano que vem!”;
  7. “21:25:04 - munhoz/santa maria diz: rio grande do sul , muito fraco , perdeu todos jogos”;
  8. “21:29:43 - pedro/rs diz: O time do União fazia melhor que esta seleção. Pelo menos no entrosamento e por ter PIVO que pega rebote”; e
  9. “21:31:56 - SP/SP diz: OLHA QUE O RS TÁ TREINANDO FAZ TEMPO, E SP NÃO TREINOU NENHUMA VEZ...QUE DUREZA”.

Pensem na mensagem que o basquete gaúcho esta passando para os outros estados. Pensem na cena final do jogo: São Paulo reunida de um lado da quadra (certamente falando do jogo, dos objetivos conquistados) eCampeonato Brasileiro Sub-17 Masculino. Santa Maria-RS, 21 a 27/11/2010.  os atletas gaúchos do outro lado, dando “pacote” entre si e, em um atleta em especial, sem demonstrar qualquer sentimento de frustração pela derrota. Onde esta a liderança nesse momento? Isso após essa surra e a desclassificação. Mas, sobretudo, pensem no resultado de quadra que falam mais do que qualquer coisa que eu possa dizer de contra o desempenho da seleção, contra a FGB ou qualquer pessoa que se julgue ofendida por eu me posicionar. Pensem nos resultados obtidos:

  • 21/11 – RS 63 x 81 DF (-18 pontos);
  • 22/11 – RS 74 x 84 MG (-10 pontos);
  • 24/11 – RS 48 x 66 CE (-18 pontos);
  • 25/11 – RS 78 x 114 SP (-36 pontos).

Eu quero o melhor para o basquete gaúcho e brasileiro. Não há como querer melhorar as coisas e não se manifestar, não contribuir com críticas e sugestões - envio muitas para o presidente e vice-presidente da FGB. E tu, caro leitor, o que quer para o nosso basquete?

Postar um comentário