terça-feira, 12 de julho de 2011

Basquetebol Sem Fronteiras 2011


O Brasil será sede de mais uma edição do Basketball Without Borders (Basquetebol Sem Fronteiras ou BWB), que se realizará no CEFAN no período de 29/7 a 1º/8/2011, na cidade do Rio de Janeiro, na cidade onde ocorreu em 2004 o primeiro do evento das Américas. O anúncio foi realizado pela NBA, FIBA, Basketball Whitout Borders, CBB e pelo Programa de Basquete Global da NBA que utiliza o esporte para efetuar câmbios sociais positivos nas áreas da educação, saúde e bem-estar, que o Brasil será novamente sede do Basquete Sem Fronteiras - Américas. Este evento reúne as 50 maiores promessas do basquete das Américas e ocorrerá no Rio de Janeiro de 29/07 a 1º/8/2011.
Kathleen Behrens, vice-presidente Executivo de Programas Comunitários e Jogadores da NBA, disse que o “basquete sem fronteiras tem tido um êxito incrível na última década graças aos esforços da FIBA, das empresas patrocinadoras, aos sócios comunitários e a família NBA que nos acompanha ao longa da caminhada. Este programa representa o compromisso da NBA de elevar o jogo de basquete e atrair atenção a importantes temas sociais que afetam as comunidades ao redor do mundo”.

O Secretário-Geral da FIBA, Patrick Baumann, disse que “é um grande privilégio celebrar uma década de trabalho em parceira com a NBA e com o Basquetebol Sem Fronteiras. Dez anos é uma prova forte do impacto do programa, da qualidade da instrução e orientação proporcionada, tanto dentro como fora da quadra. Desde 2001 nosso objetivo tem sido proporcionar aos jovens de todo o mundo oportunidade e ferramentas para melhorar e demonstrar suas habilidade basquetebolísticas e aprender com alguns dos melhores jogadores e treinadores”.
O ex-jogador Dominique Wilkins liderará o Basquetebol Sem Fronteiras Américas. Acompanharão Wilkens (técnico do Camp) Sam Perkins, allan Houston e Adonal foyle. Dos técnicos da NBA estarão presentes Austin Ainge (Boston Celtics), Kaleb Canales (Portland Trailblazers), Alex English (Toronto Raptors), Alvin Gentry (Phoenix suns) e Phil Weber (New York Knicks). Na área do treinamento físico o Diretor do Camp será Will Sevening (San Antonio Spurs). O Diretor do Camp será o colombiano Gersson Rosas do Houston Rockets.
Foram convocados os 50 melhores jogadores de basquete, menores de 19 anos, representando 16 países da América Latina e do Caribe, selecionados pela NBA, FIBA e pelas federações participantes. As escolhas foram baseadas nas habilidades, liderança e dedicação ao esporte e participarão de treinamentos e palestras instrutivas lideradas pelo staff de jogadores e técnicos da NBA. Os jovens serão divididos em equipes sem preconceito de raça, religião ou nacionalidade para promover amizade e diversidade. Através de iniciativa de NBA Cares, o programa de responsabilidade social da Liga Norte-Americana, jogadores da NBA liderarão, todos os dias, seminários que se focalizam na importância da educação, da liderança, do desenvolvimento do caráter, da saúde e do bem-estar.
“Basquetebol Sem Fronteiras América transformou-se no evento mais esperado por nossos jovens jogadores em todo o continente”, disse Alerto García, Secretário-Geral da FIBA Américas. “Estamos muito satisfeitos por continuar apoiando este tipo de atividade e agradecemos a NBA e a FIBA por dar esta magnífica oportunidade aos futuros grandes jogadores de nosso continente”.
A Nike, aliada de mercado do Programa Basquetebol Sem fronteiras desde 2002, vestirá todos os participantes do camp com calçados e roupas desportivas.
"Durante a última década, o Basquetebol Sem Fronteiras tem ensinado jovens jogadores de basquete em todo o mundo a importância do trabalho duro, dedicação, trabalho em equipe e espírito desportivo. Essas características são fundamentais para ajudar a promover o sucesso desses jovens campistas dentro e fora da quadra, e estamos orgulhosos de trabalhar com a NBA e com a FIBA para promover esses valores e para comemorar o décimo aniversário deste programa como um todo", disse Lynn Merritt, vice-presidente de Marketing Global de Basquetebol Nike.
O Camp acontecerá no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), sendo que a Nike e Starwood Hotels são os parceiros do mercado do BWB Américas. Já foram realizados 27 Camps, em 16 cidades de 14 países. Mais de 100 jogadores ativos e ex-jogadores da NBA/WNBA uniram-se aos técnicos da NBA para atuar como mentores de 1.500 campistas de mais de 100 países, sendo que 17 jovens do BWB foram jogar na NBA. Os eventos desse ano:
  • BWB Américas: 29/7 a 1º/8, Rio de Janeiro, Brasil;
  • BWB Europa: 8 a 11/8 em Ljubljana, Eslovênia;
  • MWB África: 1º a 4/9, em Joanesburgo, África do Sul.

      
       

Esse ano a Argentina e Brasil terão oito (08) representantes cada. Os atletas brasileiros desse ano serão:
  • Leonardo Roese
  • Henrique Coelho
  • Gustavo Scaglia de Paula
  • Leonardo  Simoes Meindl
  • Lucas Fernandes Mariano
  • Felipe Braga
  • Deryk Ramos
  • Felipe Rech
E os atletas argentinos:
  • Matías Bernardini
  • Martin Massone
  • Gonzalo Torres
  • Lucas González
  • Franco Barroso
  • Luciano Tognon
  • Gabriel Deck
  • Rodrigo Hagg
Querendo saber mais do evento contate Sharon DeLima pelo telefone +1 (212) 407-8170 ou pelo e-mail slima@nba.comNo Brasil fale com Samy Vaisman na MPC Rio Comunicação, +55(21)8672-6284 ou no e-mail mpcrio@mpcriocomunicacao.com.


Postar um comentário