Pular para o conteúdo principal

Marijuana versus basquete e/ou drogas versus esporte


Essa postagem esta guardada a meses, desde que o Alcir mencionou a questão do doping e eu fui às notas oficiais da CBB verificar o que era. Destaco a Nota Oficial 048/2011 da CBB, que reproduz indicação da FIBA sobre doping, mas o item 3 destaca o uso da MACONHA e pede providências as federações nacionais, no caso a CBB, que deve, em minha opinião, pedir/indicar/orientar que as federações estaduais façam palestras e trabalhem a questão com seriedade, pois o basquete esta infestado disso, como toda nossa sociedade, com a diferença que tratamos de pessoas que são exemplos para os mais jovens e que muitas vezes se tornam os iniciadores dos mesmos... 

"Deseamos llamar su atención sobre el número importante de muestras que arrojaron positivo al "Cannabis". Le rogamos tomen las medidas necesarias para que sus jogadores eviten utilizar dicha sustancia". (Trecho da referida Nota Oficial, na íntegra aqui).


Não quero – e não vou – falar em nomes específicos mas conheço várias histórias de  atletas que jogaram seu talento no lixo pela insistência em usar a maconha, viciarem-se e acreditarem que poderiam continuar jogando. Logo o desempenho caiu e o mundo é cruel: deixou de cumprir o papel, já era.

Alguns técnicos deixam de lado, fazem vista grossa, por que os usuários são seus talentos, seus pupilos. Cometem um erro com o jovem atleta que a família lhe confiou e com todo o processo de formação que envolve o esporte. Esse é um problema que precisa ser atacado de frente. Com seriedade.
O esporte é uma atividade que exige a busca da perfeição pelo ser humano... Resultados positivos necessitam de esforço extremo. Não se pode permitir que os atletas tenham suas imagens vinculadas as drogas - sociais ou outras que prejudiquem ou provoquem a elevação do desempenho - e mantenham o poder de influenciar crianças e jovens.
Mais uma vez, passado alguns meses, não vi uma atitude da CBB além de publicar a referida nota oficial a posição da FIBA e FIBA Américas e fazer como o gatinho manhoso aí do lado, já que esse é um assunto corriqueiro e nada deva ser feito a respeito. 

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete