Pular para o conteúdo principal

Um ídolo fora das quadras

A dupla épica dos Bulls
   No último dia 17/09 um dos maiores ídolos da história da NBA completou mais um ano de vida, e nada mais justo que fazer uma homenagem a ele, 11 vezes campeão da NBA, 2 como atleta pelos Kniks e 9 como técnico, estou falando da lenda Phil Jackson.
   Um dos melhores técnicos da história na NBA, o grande Phil Jackson, começou a sua carreira jogando pelos Kniks de 1967 a 1978 e depois jogando até o fim de sua carreira nos Nets de 1978 a 1980. Como atleta venceu a liga duas vezes com os Kniks nos anos de 1970 e 1973. Acumulou médias de 6.7 pontos, 4.3 rebotes e 1.1 assistências por jogo, encerrando a carreira com um total 5428 pontos, 3454 rebotes e 898 assistências. Além dos dois campeonatos que conquistou, foi eleito para o time principal dos rookies no ano de 68.
   Mas, não foi como atleta que Phil tornou-se uma lenda. No ano de 1987 começou a trabalhar nos Bulls como assistente técnico de Doug Collins, posteriormente tornando-se técnico em 1989.  Nesse período, trabalhou muito com Tex Winter e desenvolveram uma tática até hoje praticada, o triângulo ofensivo. Todo mundo já fez isso, basta lembrar dos jogos de trios, sempre é formado o triangulo ofensivo, movimentando sempre até um livrar-se para arremessar ou infiltrar. Nessa mesma época, como conta em seu livro que recomendo e muito "Cestas Sagradas", ele trabalhava muito com Michael Jordan para torná-lo um jogador ainda melhor, nessa época o Jordan marcava 40 pontos por noite mas o Bulls não era nada de mais. 
   Após um bom tempo de trabalho e com muita dedicação, conseguiu tornar Jordan um líder nato e fazê-lo entender a grandeza do jogo e conquistar um "three-peat" (1991-1993), sendo a primeira franquia desde os Celtics que venceram 8 vezes seguidas de 1959-1966. No ano de 1993 Jordan se aposentou e foi para o beisebol, após o assassinato de seu pai, retornando para mais um "three-peat" de 1994-1996. No ano de 1996 foi eleito o técnico do ano na NBA. E, como conta em seu livro, Phil utilizava uma filosofia de prática mental, a qual consistia em deixar os atletas após a preleção, ouvindo música ou sozinhos, imaginando as jogadas e arremessos que costumavam fazer. E bem, realmente deve funcionar, é só olhar os Bulls né? Sem contar que o recorde de vitórias em uma temporada regular é dos Bulls de Phil, com 72-10 que, acredito, jamais será batido. 
Anos épicos também nos Lakers
   Depois disso, em 1998 Phil iria se aposentar e nunca mais entraria em uma quadra. Porém, em 1999 decidiu voltar a treinar e foi ser campeão novamente com os Lakers. Logo de chegada, implantou a filosofia que utilizou nos Bulls e já obteve resultados, conseguindo uma temporada com 67 vitórias e 15 derrotas. Phil foi campeão com os Lakers nas temporadas de 2001 e 2002, e novamente em 2009 e 2010, tendo chegado as finais em 2008 e perdendo na decisão para os Celtics. 
   A carreira de Phil Jackson é uma das mais vitoriosas da NBA, o técnico realmente soube controlar todas as super estrelas com quem trabalho (Jordan, Pippen, Rodman, Shaq, Kobe, Payton,...) e ganhou tudo o que podia. Tanto que foi eleito como um dos 10 melhores técnicos da história da NBA, deixou aqui minha singela homenagem e as felicitações pelo aniversário dessa lenda viva do basquete. 

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete