Pular para o conteúdo principal

Dean Simth, The Coach: o revelador de estrelas

Smith e Jordan em seu ano de calouro
   Lendo o livro que ganhei de natal de minha esposa, Michael Jordan a história de um campeão e o mundo que ele criou, me deparo com a história de outros grandes nomes do basquete, e entre elas a de Dean Smith, que talvez tenha sido o maior técnico de todos os tempos. 
   Durante o livro, são apresentadas passagens que demonstram a grandeza desse cara, que era conhecido por seus ex-atletas como Coach, e o espiríto que Smith e o programa do Carolina do Norte agregavam a vida de seus jogadores, perdurava por toda a vida. Em uma passagem, Jordan conta que em uma visita ao estádio para um jogo com os então calouros, ele estava atrasado e seu colega Fred Whitfield disse para ele estacionar na vaga de deficientes, e Jordan respondeu: "Não posso fazer isso, se o Treinador Smith souber que parei em uma vaga de deficientes, me fará sentir muito mal". No programa da Carolina, como é exposto no livro, além de ter a função de preparar para o esporte e tornar os jovens em profissionais, ele tinha a intenção de formar para a vida e para o futuro, tanto que Smith cobrava muito que os alunos tivessem uma frequência altissíma e médias altas, sempre controlando tudo de perto.
Lenda do basquete, nunca esquecido
por seus ex-atletas e sempre aconselhando,
mesmo quando profissionais
   Dean Smith, nasceu no Kansas em 1931, é um dos técnicos do Hall da Fama, trabalhou por 36 anos no Carolina do Norte, se aposentando com 879 vitórias, recorde de vitórias até então. Além disso, possui o 9° maior percentual de vitórias para um técnico de basquetebol masculino na NCAA (77,6%), sendo campeão duas vezes em onze aparições no Final Four. Sua preocupação com o futuro de seus atletas se refletia em números, possuindo um grande percentual de graduação de seus atletas, onde 96,6% deles concluiram a sua graduação. O técnico foi responsável por aprimorar e revelar James Worthy, 3x Campeão da NBA, 7x All Star, MVP das finais de 1988, draftado em 1982 na primeiro round e na primeira escolha, jogando e sendo um dos destaques dos Lakers, Mitch Kupchack que foi 3x Campeão da NBA, 1 por Washington e duas pelos Lakers, Billy Cunningham, campeão da NBA em 1967 como atleta e em 1983 como técnico, 4x All Star e o mais famoso de todos, que dispensa apresentações, Michael Jordan.
   No livro mostra que Smith trabalhou muito com Jordan, muito mesmo sobre seu espiríto competitivo, que em muitas vezes passava dos limites, chegando ao ponto de brigar com um treinador que lhe ganhou em uma partida de sinuca. Jordan era o melhor que Smith tinha visto, sem dúvidas ele sabia disso e tentou, e conseguiu, fazer com que Jordan soubesse lidar com a fama repentina que teve ao entrar na Carolina do Norte e com as desições que teria de fazer no seu futuro. O espiríto que o Treinador Smith criou em sua equipe e naquele programa de recrutamento de atletas, dura até hoje, no livro apresenta que um atleta da geração de Jordan perdeu seus pais e no velório Worthy e Cunningham, que eram de gerações anteriores foram ao velório, e quando perguntados se conheciam o jovem, eles responderam: "Ele era um dos nosso".
Jordan, a grande revelação de Smith para o mundo
   Smith foi o técnico que revelou jogadores excelentes ao mundo, e que ensinou-lhes como se comportar e como encarar o mundo, sendo o responsável pela lenda Michael Jordan e sua forma de marcar (que aprendeu com Smith) e sua vontade de vencer e querer sempre melhorar (que já vinha de si próprio, mas que foi muito bem estimulada por Smith). O mundo do basquete só é dessa grandeza, graças a caras como esse, que até o começo da semana passada eu desconhecia, e que merece mesmo todas as honrarias que possuí.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete