sábado, 22 de novembro de 2014

Mais de uma década

Uma década de história na liga, Nenê e Varejão os astros do Brasil na NBA

   Ontem foi noite de confronto brazuca na NBA, dois dos brasileiros que estão a mais tempo na liga se enfrentam. Um duelo de pivôs entre Nenê e Varejão, como bom compatriota vou falar um pouco sobre a trajetória dos astros e como conseguiram seu espaço na liga.
   Começando pelo mais antigo na NBA, Nenê que entrou em 2002 como a melhor escolha de um brasileiro na história, foi o sétimo selecionado pelos Knicks e trocado para os Nuggets. Logo em sua primeira temporada o pivô mostrou que tinha potencia, ficou entre os dez melhores da liga em aproveitamento dos arremessos com 51,9% e vindo do banco de reservas, terminando a temporada como titular. Nesse mesmo ano, foi escolhido para o NBA All Rookie First Team. Em 2005 sofreu uma séria lesão no joelho, quando rompeu o ligamento cruzado anterior, entorse do ligamento colateral medial e um rompimento do menisco do joelho direito. Depois em 2008 esteve afastado por um tempo por câncer, quando teve de passar por cirurgia para retirada de um tumor nos testículos, nem preciso dizer que foi recebido com muita euforia em sua volta. Daí para frente só melhoraram as coisas, a temporada de 2011 foi a melhor da carreira em aproveitamento, quando liderou a liga com 62% e no ano de 2008 obteve as melhores marcas em pontos e rebotes com 14.6 e 7.8 respectivamente e desde 2012 atua pelo Wizzards. Até o momento Nenê atuou em 746 partidas, sendo o brasileiro que mais atuou na liga e um dos melhores pivôs de nosso país.
   O outro cara dessa publicação é Varejão, outro pivô que se destaca na NBA e que de tão famoso tem o seu próprio dia durante a temporada, com grandes chances de ter sua camiseta aposentada pela franquia. Varejão vem jogando bem a algumas temporadas, foi o primeiro brasileiro a disputar as finais da NBA, perdendo para os Spurs em 2007. O "Wild Thing" como foi apelidado, começou sua carreira sendo selecionado na 30° posição em 2004, sendo trocado para o Magic por Drew Gooden e Steve Hunter.  Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi contra os Hawks, quando anotou uma bola de três no estouro do cronometro para vencer a partida em 2009 na Quicken Loans Arena. Nessa mesma temporada foi eleito para o NBA All Second Defensive Team após votação, sendo rankiado como o 9° melhor da liga. Infelizmente em sua melhor temporada na NBA, a de 2012/2013 quando possuía médias de 14.1 pontos e 14.4 rebotes, após 25 partidas teve de ficar de fora do restante da temporada por um coagulo sanguíneo no pulmão, ano em que seria com certeza o primeiro brasileiro a participar de um All Star Game. Até o momento Varejão atuou em 605 partidas e é um dos companheiros favoritos de Lebron, isso deve-se a maneira como joga e a vontade de ganhar sempre.
   Os dois brasileiros fazem sucesso na NBA a pouco mais de uma década, e com certeza irão brilhar por mais uns anos, sempre representando muito bem o nosso país na melhor liga de basquete do mundo. Sigo na torcida pelos dois e tomara que eles se encontrem nas finais de conferência do leste ano.
   
   
Postar um comentário