sábado, 28 de fevereiro de 2015

O homem que mudou o jogo

   
O homem que mudou o jogo
   Ontem faleceu um precursor do basquetebol americano e fundamental para a luta contra o preconceito, Earl Lloyd foi o primeiro atleta negro da história e ajudou a tornar o basquete um esporte de todos.
   The Big Cat como era conhecido, foi a 100° escolha do draft de 1950 pelo Washington Capitols, o ala de 1,96m e 102 kg foi então o primeiro atleta negro a ser selecionado e a jogar na NBA. Ele atuou por 560 partidas com médias de 8.4 pontos e 6.4 rebotes, quando sua equipe foi vendida juntou-se ao exército e foi chamado pelo Syracause Nationals onde atuou por seis temporadas e depois jogou mais duas temporadas pelo Detroit Pistons, aposentando-se em 1960. Quando retirou-se da liga era o 43° cestinha de todos os tempos. 
   No ano de 1955 entrou mais uma vez para a história, jogando o seu melhor basquete com médias de 10.2 pontos e 7.7 rebotes, junto com Jim Tucker tornaram-se os primeiros negros campeões da NBA. Lloyd teve uma carreira sólida e memorável, não foi espetacular, mas mudou o jogo, foi pioneiro e ajudou a combater o preconceito, com certeza marcou o esporte e o tornou ainda mais espetacular. 
Postar um comentário