sexta-feira, 29 de maio de 2015

Frank Kaminsky: o pivô que sabe arremessar

Pivô arremessador
   Há Dirk Nowitzki, há Andrea Bargnani, se você estiver sendo liberal com a definição, temos Spencer Hawes ou Kelly Olynyk. Essa é uma lista curta de 7 footers que podem arremessar bolas de 3 na NBA, uma lista que está pronta para crescer na temporada 2015/16.
   O atleta senior de Winsconsin, Frank Kaminsky tem 2,16 metros e 2,80 metros de envergadura, com todo respeito a Devin Booker e Michael Frazier, e os demais especialistas em draft, mas ele pode ser o melhor arremessador a ser selecionado no dia 25 de junho. Essa reputação talvez faça dele o melhor arremessador da classe, e por isso Kaminsky não quer ser pensado como um pivô que arremessa de três, mas como um arremessador.
   Em entrevista a Chad Ford da ESPN, Kaminsky disse: "Eu ouço 'cara seu tamanho', e isso não significa nada para mim. Eu só jogo de uma maneira. Conto comigo para fazer cada arremesso". Segundo Ford, Kaminsky continua encantando os executivos nos treinamentos, como se a marca de 40% de aproveitamento em 119 tentativas nas últimas duas temporadas não fosse suficiente. 
   Kaminsky tem um jogo fora do garrafão bem desenvolvido, em parte por ter jogado no perímetro até seu penúltimo ano do ensino médio, quando teve um estirão de crescimento o forçando para a posição de pivô. Isso pode ter retardado seu desenvolvimento, como Kaminsky foi uma opção em seus anos de calouro e sophmore, e novamente teve uma evolução nos anos de junior e sênior. 
   Ainda apenas com 22 anos, Kaminsky disse a Ford que fica frustrado por ser menosprezado por sua idade, mas entende o argumento que outros jogadores estão a sua frente. Ele está previsto para aterrar no Draft, Ford o classificou como 14° escolha, DraftExpress o coloca como 12° e ele foi o 13° na primeira rodada de simulação do site The Score, e equipe que o selecionar deve ficar relativamente segura, ao menos na parte ofensiva.
Inspiração de Kaminsky
   Apesar das comparações de altura não serem significativas para ele, Kaminsky admite querer ser o próximo Dirk Nowitzki. "Eu vou tentar. Me vejo jogando na 4. Pelo menos no começo da minha carreira, enquanto posso me movimentar o máximo possível. Eu me sinto arremessando bem e me movimentando bem e acho que essas coisas se traduzem na forma como a NBA atua, com pick-and-rolls, pick and fades, pick and pops ... Há muito espaço para atuar. É a tendência, e é uma sorte para mim atuar dessa maneira".
   Se ele puder arremessar bolas de três como fez na faculdade e nos treinamentos, tem um caminho fácil para ser o 2° pivô com mais bolas de três convertidas, atrás de Nowitzki. Abaixo a lista com os três 7 footers em arremessos de três.

7 footers            3fgm     3fg%
D.Nowitzki         1575      38,3%
A. Bargnani         624      35,6%
S. Hawes            296      35,1%
   

Postar um comentário